Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Por que temos cabelos brancos?

Por que temos cabelos brancos?
Eddiane Santana
Jan. 27 - 3 min read
060

Cabelos brancos? Oh, não!

Então, gente, vamos falar desse danado desse cabelo branco, né?

Do ponto de vista clínico, isso é conhecido como Canicie, que a gente chama de cabelo branco e tal, na verdade, o nome correto seria Canicie. E por que é que isso acontece? Na verdade, precisa entender um pouco do processo da fibra capilar, né?     

O nosso cabelo é composto por três melaninas principais; a eumelanina, a feomelanina e a tricosiderina, que representam as cores primárias azul, amarelo e vermelho, respectivamente.

Essas melaninas sofrem diretamente pela redução da tirosinase, que é uma enzina que nós temos no corpo. E sempre que tem a baixa da tirosinase, que pode ser tanto de origem genética, quanto pode ser por uma questão hormonal, ou o envelhecimento mesmo, aí você começa a ter a morte – o envelhecimento e morte, né? Dos melanócitos que produzem essas melaninas do cabelo.

E aí, por isso, vão surgindo esses cabelinhos brancos, que, na verdade, tecnicamente, ele não é branco, ele é transparente. Ele não tem cor nenhuma, já que não tem mais melanina nele.

Na verdade, a partir de agora, começa a ter uma composição muito maior de queratina, e então, antes que você pergunte, eu já estou te respondendo porque é que ele fica um pouquinho mais rígido, né? Na verdade, é porque agora ele tem uma presença muito maior de queratina.

Então, não tem relação com a idade, não tem relação com o fato de você arrancar o cabelo, isso é mito, tá?

Mas, é sim com a baixa da tirosinase que vai gerando a morte e o envelhecimento dos melanócitos que produzem as melaninas.

Então, daí pra frente, se você ainda não tem cabelo branco, uma boa ideia é você se alimentar bastante com alimentos que sejam a base do betacaroteno, que vai ajudar na produção dos melanócitos; como cenouras, tomates, tudo que tiver betacaroteno é legal pra estimular a produção dos melanócitos.

E arrancar, não tem necessidade, né, gente? A cosmética tá aí, tem várias opções, você pode fazer suas colorações, tanto de forma permanente, como pode ser também uma coloração temporária, a gente já tem produtos completamente livres de amônia no mercado, então se você já tem outro tratamento no cabelo, você pode optar por um produto livre como esse, né?

Basta que você procure aí seu cabeleireiro/cabeleireira, ou procure os produtos nas lojas especializadas, tá bom?

Beijão!


Report publication
    060

    Recomended for you