Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Por que os raios ultravioletas são impactantes para o cabelo?

Por que os raios ultravioletas são impactantes para o cabelo?
Tatiana de Fatima Ferreira Vaz
fev. 24 - 4 min de leitura
0190

Temos muitos artigos falando sobre como os raios ultravioletas são prejudiciais a pele, mas pouco ouvimos falar de como os radicais livres e seus derivados da exposição ao sol podem alterar negativamente a saúde e a aparência dos fios de cabelo.

Quando se trata da influência de fatores externos que atingem as estruturas íntegras que compõem os cabelos, nota-se que os raios solares, por exemplo, apresentam-se com vários comprimentos de ondas, e com diferentes efeitos sobre a pele (couro cabeludo) e os cabelos. Os mais prejudiciais para os cabelos são os raios ultravioleta A (UVA) B (UVB).

As fibras capilares passam por constante envelhecimento e renovação, conforme o ciclo de vida do folículo piloso, que é dividido em três fases: anágena (crescimento ativo), telógena (repouso) e catágena (queda).

Os danos mais perceptíveis da exposição solar não estão relacionados apenas à superfície do fio, mas também na estrutura interna do cabelo que fica comprometida, ocorre diminuição da elasticidade e da força, levando ao aumento de quebras e à formação de pontas duplas. 

Os raios UVB atingem principalmente a cutícula capilar, quebrando as proteínas do cabelo devido ao efeito das ondas eletromagnéticas. Estes raios são responsáveis principalmente pela perda proteica dos fios, causando microfissuras na estrutura superficial do cabelo, que servem como porta de entrada para danos mais severos!

Os raios UVA degradam a tirosina e a fenilalanina, dois aminoácidos que dão resistência à queratina, que é a proteína mais importante para os cabelos, assim tornando-os fracos e quebradiços. Além disso, quando os pigmentos do córtex são atingidos pelos raios UVA, a cor se altera, sendo que os cabelos escuros ficam mais avermelhados e os loiros mais dourados, os cabelos pretos são os mais resistentes aos raios solares. 

Os raios solares danificam os cabelos atingindo a matriz, uma espécie de cimento localizado entre as células do córtex capilar, prejudicando e reduzindo a retenção da água. Este mesmo cimento é composto pelas cerâmicas, que também unem as diversas camadas da cutícula, degrada-se, deixando as escamas das cutículas abertas, resultando em cabelos ásperos, ressecados, sem brilho e com pontas duplas com constantes agressões nas fibras capilares, os fios de cabelos tornam-se mais vulneráveis, alterando a luminosidade (brilho),textura e resistência, fazendo-se necessária à utilização de produtos cosméticos que tem por finalidade, amenizar e/ou recuperar os danos causados.

Por isso é recomendando o uso de produtos cosméticos que ajudam desembaraçar, reduzir os efeitos impactos que causem a quebra do cabelo e que auxiliam na manutenção do aspecto cosmético do fio, sua maciez e diminui também efeito antifrizz.

Dicas:

Para proteger da ação do sol e sempre manter as cutículas fechadas, bem hidratados e claro, utilizar produtos com filtros solares em sua composição, importante sempre se atentar ao modo de uso indicado pelo fabricante, pois muitos ignoram as regras de reaplicação contidas nos rótulos de produtos, que é muito importante, pois alguns tem tempo de ação para proteger o cabelo sendo assim necessário reaplicar para a devida proteção solar. Geralmente, essas formulações podem ter alguns ativos antioxidantes, óleos vegetais para a hidratação e nutrição dos fios, bem como silicones e/ou polímeros que ofereçam proteção térmica. 

Na maioria dos produtos foto protetores vêm apresentados na forma de condicionadores e máscaras sem enxágue, pode ser aplicado antes de ir à praia ou antes de se expor por muito tempo ao sol.

Antes de entrar na água, praia ou piscina sempre lave os cabelos em água doce e use condicionadores com protetor solar, assim estará equilibrando o pH do seu cabelo e também evitando que as cutículas não se abram.

Depois que sair da piscina ou praia procure lavar novamente bem este cabelo e refazer o tratamento capilar.

Com estes cuidados, evitará que seu cabelo fique verde ou que venha ficar quebradiço, também retardam o envelhecimento precoce do fio pelo fato da maioria dos protetores solares serem anti age.


Denunciar publicação
    0190

    Indicados para você


    Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada

      Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

      A Squid é uma empresa LWSA.
      Todos os direitos reservados.