Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Por que os cabelos ficam brancos?

Por que os cabelos ficam brancos?
Beatriz Barbosa Marques
May. 6 - 2 min read
0260

Será que este foi o principal motivo que levou as pessoas a fazerem uso de colorações?

Bom, o certo é  que hoje poucas são as mulheres em especial, que não fazem uso de alguma química de cor no cabelo. Poucas também, são as mulheres que assumem seus cabelos grisalhos e brancos.

Sabemos que os cabelos ficam brancos em consequência do envelhecimento. Este, está diretamente relacionado com a queda na produção da melanina, substância responsável pela cor do cabelo e da pele.

O processo de embranquecimento dos fios é chamado cientificamente de CANICE. Dependendo da herança genética,  os fios brancos aparecem pela interrupção da produção de melanina por uma célula chamada MELANÓCITO, que se encontra junto ao bulbo capilar.

O encanecimento dos fios é gradual. 

Inicialmente, eles ficam grisalhos e aos poucos, tornam-se totalmente brancos. Esse processo costuma começar entre 35 a 45 anos.

E cabelos brancos em pessoas jovens?

Os melanócitos produzem a melanina:

EUMELANINA  》pigmento  dos fios castanhos e pretos;

FEUMELANINA 》pigmento dos castanhos avermelhados  é loiros. 

O cabelo branco precoce ocorre por uma alteração  do gene IRF4, que regula a produção  desta melanina. 

Quando ocorre a diminuição de atividade da TIROSINASE, enzima produtora da melanina, os melanócitos envelhecem e com isso, os fios brancos aparecem. 

Mas nem tudo é  responsabilidade da genética, o cabelo branco pode ter outras causas como: estresse, depressão, doenças crônicas e alimentação desequilibrada... esses são alguns fatores que podem acelerar a produção de fios brancos.

Espero ter contribuído e esclarecido alguma dúvida a este respeito. Afinal, temos muitas clientes nesta categoria, e quando sabemos conversar com elas sobre este assunto com conhecimento de causa, ajuda na auto estima e recebemos créditos da parte delas.  

Conhecimento só ajuda.

Contribua, comente, dê ideias... assim crescemos juntos!

Somos Educadores da Beleza. 

 


Report publication
    0260

    Recomended for you