Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Por que o marrom foi criado em fundo de clareamento 7?

Por que o marrom foi criado em fundo de clareamento 7?
Elizete Jardim. Colorimetristaconsultora
Nov. 26 - 3 min read
0280

No momento que você viu essa pergunta, pode não ter visto sentido do por que ela foi feita. Até por que para você entregar como resultado um marrom bonito á sua cliente, não é um problema.

Mas posso te garantir que ao ver a resposta se surpreenderá. 

Acredito que você já tenha notado que algumas empresas trazem em suas cartelas, cores em marrons diferenciados. Logo que percebi isso fiquei me perguntando por que e como seria possível criar marrons diferentes, sendo que de modo universal o marrom é criado na junção das três cores primárias.

Após me tornar colorimetrista pelo curso Colorimetria Avançada By Alejandro Valente, tive conhecimento técnico em colorimetria que precisa para fazer o que para mim foi uma grande descoberta.

Você pode se perguntar o que ganho em dividir meu conhecimento que adquiri com horas de estudos, madrugadas, pesquisas, laboratórios com você, alguém que nem conheço. Posso afirmar com toda certeza que faço isso com todo prazer porque acredito que você que está nesse exato momento lendo esse artigo, não está lendo por acaso, existe um propósito maior que eu.

A única certeza que tenho é que eu e você estamos ligados na mesma sintonia em busca de conhecimento, que faça de nós pessoas e profissionais melhores quando nos dispomos em doar algo de nós ao próximo.

É exatamente o que irei fazer agora, te dar a resposta da pergunta acima.

Quero que você mentalize algo: Por que o marrom foi criado exatamente em fundo de clareamento 7?

Pare e pense: Fundo de clareamento 7 é a única altura onde os resíduos de cores estão divididos em 50% vermelho e 50% amarelo. Sabemos que o marrom é a junção das três cores primárias em parte iguais (Azul + Vermelho+ Amarelo), então é encontrada a quantidade perfeita em equilíbrio para fazer a soma matemática da colorimetria e criar o marrom.

Como criar reflexo em marrom?

Concorda que toda vez que juntamos cor primária com mais cor primária vai ser criado o marrom? Então como foi feito os testes pra se conseguir criar reflexo em marrom?

Quando um produtor vai criar sua linha de coloração, ele precisa fazer testes das cores em mechas para criar a cor que será lançada no mercado, Para isso esses testes não são feitos em cabelos que tenham fundo de clareamento, pois não será garantida a integridade da quantidade de cor que está dentro do tubo.

Esses testes são feitos em mechas brancas, por que a cor que se aplica em branco fixa, assim a cor aplicada é a cor revelada.

Para se ter uma cor diferenciada em marrom é preciso diminuir a quantidade de corantes oxidativos em cores primárias para adicionar junto uma maior quantidade de cor secundária violeta, cobre ou verde, ou cor primária azul, vermelha, amarela.

Só assim é possível aparecer reflexos em marrons e ter cores diferenciadas.

Assim compartilho com você meus estudos e minhas descobertas na especialidade em colorimetria.

Foi um prazer estar com você, prazer maior ter você comigo.

Até o próximo artigo!

 


Report publication
    0280

    Recomended for you