Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Por que o cabelo fica verde com a água da piscina?

Por que o cabelo fica verde com a água da piscina?
Elizete Jardim. Colorimetristaconsultora
Feb. 4 - 3 min read
0150

Que o cabelo fica verde quando fica um tempo exposto à água da piscina você já viu ou ouviu falar, agora para você entender porque isso acontece eu acho importante você saber quais são as substâncias químicas existentes na água da piscina.

Muita gente acha que o vilão dos cabelos é o cloro, mas não é. O que causa essa coloração esverdeada dos cabelos é o sulfato de cobre usado no tratamento da água, que controla a proliferação de algas na água da piscina.

Produtos químicos usados para limpar água de piscina

Algicida é uma classe de pesticida que é utilizado para eliminar algas azuis ou verdes de qualquer meio aquático. Pode ser aplicado em rios, lagos, açudes ou outros meios de armazenagem de água como piscina, tem a função de prevenir o surgimento de algas e lodos nas piscinas.

Então a algicida é um produto químico usado para eliminar as algas da água e prevenir o seu surgimento, evitando a coloração indesejada.

No geral, ele é uma composição à base de íons de cobre quelados, mas também pode ser produzido à base de sais de ferro, diclorofena, hipocloretos de sódio ou cálcio, brometos de alquibenzilamónio, acetato de fentina, quinoclamina, endotal, entre outros como cobre e metais como ferro e manganês, estão presentes em grande parte da nossa água, incluindo água da torneira e água de poço. Quando o cloro é introduzido na piscina como um agente de limpeza, ele oxida os metais duros encontrados na água. Assim, o cobre é oxidado pelo cloro e, com o cabelo sendo poroso, liga-se ao cabelo e fica com uma tonalidade esverdeada. O cobre também pode entrar na água da piscina a partir de certos algicidas à base de cobre.

Coloração verde resultante é mais perceptível nos cabelos loiros, mas todas as cores de cabelo absorvem os depósitos de cobre – elas são apenas menos visíveis em cabelos mais escuros.

Mas quer dizer que loira não pode nadar na piscina?

Sim pode, não com muita frequência, e tomar alguns cuidados como manter sempre o cabelo bem hidratado para manter as cutículas seladas, e principalmente molhar a cabelo com a água da ducha antes de entrar na piscina, visto que o cabelo tem um limite suportável de umidade no fio ele vai absorver pouca água da piscina.

Nos vemos por aqui no Educadores da Beleza.


Report publication
    0150

    Recomended for you