[ editar artigo]

Por que o cabelo desbota a cor?

Por que o cabelo desbota a cor?

Muitas vezes ao colorir um cabelo ou quando tonalizamos, percebe-se que desbota, a cor não dura muito tempo, e isso muitas vezes é frustrante, pois ao colorir ou termos mechas queremos que dure mais tempo. Sabe por que isso acontece? 

Acontece por alguns motivos, irei citar alguns. 

Cabelo poroso

Cabelo poroso é quando a cutícula está aberta, eriçada. Ela funciona como uma porta no fio, se essa porta fica aberta, tudo que entra sai, por isso quando se coloca cor em um cabelo poroso não segura cor. Sempre é necessário fazer tratamentos ou até mesmo um cronograma capilar que venha selar essas cutículas para que segure os pigmentos da coloração ou tonalizante. 

Cabelo selado por progressiva, selagem ou botox

Esses produtos quando colocados no cabelo e elevados a temperatura selam o fio ao extremo, fazendo com que nada entre mais no córtex capilar, não só a cor como também tratamentos. Esses produtos que geralmente são a base de ácido ou formol, causam um efeito de fio em plastificado, criando polímeros nas cutículas capilares e impedindo de receber qualquer cor, tratamento ou até mesmo impossibilitando de fazer uma outra química no cabelo.

Errar no fundo de clareamento

Quando se erra no fundo de clareamento a cor não dura, devido muitas vezes usar cor de menos para problema que é de mais. Exemplo: cabelo descolorido na altura de 8 e se usar um tonalizante na altura de 9. Como um 9,21 por exemplo, esse 9.21 tem pouco pigmento para neutralizar o amarelo laranja encontrado no fundo de clareamento 8, fazendo apenas um efeito de matização que não vai durar, com apenas algumas lavagens se perderá a cor. Seria necessário usar 8,21 para que se tenha uma perfeita neutralização e com fixação para a cor dure por muito tempo.

Matizar com receitas ou mascaras de cor

Muitos usam receitas para fazer uma cor no cabelo principalmente em processos de mechas, usando creme branco com coloração escura ou uma máscara de cor azul ou preta... isso é chamado de matização, é feito no olhometro, não tem tempo de pausa e muito menos fixação, rapidamente se perderá a cor.

Esses são alguns motivos para o cabelo desbotar rapidamente. Espero ter ajudado, qualquer dúvida deixa nos comentários  

Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Ler conteúdo completo
Indicados para você