Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Por que não cobre os cabelos brancos?

Por que não cobre os cabelos brancos?
Valdecir Ferreira de Oliveira
ago. 31 - 4 min de leitura
0250

Por que os cabelos ficam brancos?

Existem duas células principais responsáveis pelo o cabelo, os melanocitos e os queratinocitos. Os melanocitos fabricam a melanina, que é responsável para dar a cor do cabelo, os queratinocitos fabricam a queratina, uma proteína constituída por 19 aminoácidos, assim com o tempo os melanocitos gradativamente deixam de produzir a melanina, onde acontece a morte dos melanocitos.

Também por questões genéticas, má alimentação ou alguns traumas, até mesmo remédios de uso contínuo, devido algum problema de saúde pode ocasionar também a morte dos melanocitos.

Porém, pesquisas mais recentes realizadas por médicos na Universidade de HARVARD localizada em CAMBRIDGE, EUA, revelaram que o nosso cabelo produz peróxido ( H2O2 água oxigenada ), isso faz com que o cabelo seja oxidado sem a melanina, isto sem a cor. 

É importante saber porque os cabelos ficam brancos sim, mas o mais importante para nós profissionais da beleza é saber como resolver a questão, pois nem todos gostam de fios brancos, devemos ter conhecimento técnico para criar soluções diferentes, depois de passar essas informações, vamos entender porque na maioria das vezes não conseguimos cobrir os cabelos brancos.

Entenda que não são receitas e sim técnicas de cobertura de brancos, que podem variar de uma cliente para outra, e que por períodos de testes e estudos foi comprovado a eficácia.

Vou citar três técnicas simples que por falta de conhecimento não conseguimos obter o resultado desejado. Durante muito tempo eu fazia cobertura de brancos, ficava em transparência, eu não entendia porquê, depois de muitos estudos descobri essas técnicas: 

1) A primeira questão é o cabelo sujo, o excesso de oleosidade e sujidade, impede que a coloração penetre no fio,.

O que fazer?

Antes da aplicação lave o cabelo com shampoo de lavatório, não esfregue o couro cabeludo, seque bem o cabelo, aplique a coloração.

2) Sabemos que os cabelos brancos contém até 13 camadas de cutículas, por isso os fios são mais grossos, mais difíceis de cobrir, devido a quantidade de queratina, por isso temos que levar em conta a volumagem da ox, para definir qual ox vamos utilizar, em alguns casos temos 30%, 50%, 80% de cabelos brancos, nessa questão em especial o que determina a volumagem do oxidante são os cabelos NATURAIS ao lado dos brancos.

POR  EXEMPLO:

Cabelos com 50% de brancos e 50% de naturais na altura de 4 (castanho natural), a cliente deseja igualar na mesma cor, com os cabelos limpos e seco, aplique 4.0 + 4.1 em partes iguais com ox de 20 volumes, assim terá uma ótima cobertura de brancos uniformizando a cor.

3) A importância do dourado.

Os cabelos brancos não contém mais a melanina (célula responsável pela cor), e por esse motivo não existe fundo de clareamento. Quando descolorimos o cabelo observamos que o mesmo passa por uma escala de cores, vermelho, vermelho laranja, laranja, amarelo laranja,

Sabemos que a última cor que sai do cabelo é o amarelo. O amarelo representa os reflexos dourados na cartela de cores, por isso precisamos devolver esse pigmento. É importante ressaltar que utilizamos o dourado somente na auturas de 8, 9, e 10, com 70% ou mais de cabelos brancos. 

POR EXEMPLO: Para obter um tom 8, aplique 8.0 + 8.1+ 8.3 com ox de 30 volumes.

8.0 _base ajudará na fixação 

8.3_ dourado devolverá o amarelo para os brancos. 

8.1_ vai neutralizar os reflexos quentes levando para o natural. 

Se gostar desse artigo deixe nos comentários qualquer dúvida estou a deposição.

Participe do grupo Curso de Colorimetria e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    0250

    Indicados para você


    Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada

      Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

      A Squid é uma empresa LWSA.
      Todos os direitos reservados.