Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Pigmentos naturais, cores primárias e fundo de clareamento

Pigmentos naturais, cores primárias e fundo de clareamento
Fabrícia Barbosa Fernandes
Nov. 25 - 7 min read
0100

Olá, me chamo Fabrícia Fernandes, e neste conteúdo irei abordar de forma sucinta os três temas citados acima.

Cores Primárias:

As cores primárias, como o próprio nome diz são cores primeiras, são cores já existentes que nós não conseguimos criar. E é a partir destas cores que nós podemos criar todas as outras cores existentes. E essas cores primárias são: Azul, Amarelo e Vermelho.

As cores primárias existem em tudo aquilo que possui cor, e no nosso cabelo não é diferente

Pigmentos naturais:

A cor responsável tanto da nossa pele ou dos nossos cabelos é chamada de melanina. A melanina compõe as cores que existem no corpo humano, e ela é subdividida em pigmentos naturais chamados de:

Eumelanina, Feumelanina e Tricosiderina.

A Eumelanina: que representa o pigmento Azul

A Feumelanina: que representa o pigmento Amarelo

E a Tricosiderina: que representa o pigmento Vermelho

Em todo cabelo possui esses 3 tipos de pigmentos, o que varia é a quantidade em que esses pigmentos se encontram.

Os pigmentos azuis vão estar presentes em maior quantidade em cabelos escuros, que vão de pretos a castanhos.

Os pigmentos amarelos vão estar presentes em maior quantia em cabelos mais claros, que são os cabelos loiros.

E os pigmentos vermelhos vão estar presentes em maior quantidade em cabelos ruivos e acobreados.

Agora que vocês sabem disso, fica mais fácil entender o porquê muitas vezes você compra uma coloração para aplicar no seu cabelo, pensando que vai ficar daquela cor da moça da caixinha, então você aplica a coloração, fica muito ansiosa esperando o tempo de pausa, enxagua quase que correndo pra ver o resultado, aí na hora que você está secando o cabelo, vem a decepção. Você começa a ver aquela cor estranha de burro quando foge, ou você pintou de vermelho e fica marrom. Você tem até que ir no sol pra ver se aparece alguma coisa.

Isso acontece porque você não levou, em conta a cor existente no seu cabelo, o pigmento natural do seu cabelo. Por isso é muito importante você saber o fundo de clareamento do seu cabelo natural.

Fundo de Clareamento:

O que é o fundo de clareamento? O fundo de clareamento é o resíduo da cor natural dos cabelos. Quando nós tiramos a cor natural, de um cabelo por meio de química ele revela um fundo residual com tons quentes, e esses tons se diferenciam dependendo de qual é a cor natural do seu cabelo. Por exemplo:

Cabelos Pretos e Castanhos: tem um fundo de clareamento vermelho

Cabelos Loiros escuros e Loiro Médio: tem um fundo laranja

Cabelos Loiro Claros e Loiro Claríssimos: tem o fundo amarelo

Vamos supor que você tem um cabelo castanho e quer passar uma coloração da cor loiro médio. Quando você aplicar esse loiro médio que tem a nomenclatura 7.0 (nomenclatura é a numeração que representa cada cor,) e aqui no caso o loiro médio é representado pelo 7.0 (aquele número que vem escrito na caixinha de coloração), você vai ter como resultado um Loiro Acobreado desbotado, resumindo, vai ficar laranja.

Porque você não levou em conta que o fundo de clareamento do seu cabelo natural é o vermelho, que aqui no nosso exemplo foi um cabelo castanho. E se o fundo de clareamento do cabelo castanho é vermelho, quando ele se juntar com a cor da tinta da caixinha que é o loiro médio, vai se transformar em outra cor.

Porque os pigmentos amarelo da coloração loira, com o fundo vermelho do cabelo castanho vai resultar na cor laranja, (porque amarelo + vermelho é igual a laranja).

Por isso a cor desejada não é a cor aplicada! Nesse caso se eu quiser como resultado um cabelo loiro médio, eu tenho que aplicar um loiro médio acinzentado, e a nomenclatura dele é o 7.1, o 7 representando o loiro médio e o 1 representando o reflexo cinza.

Ao invés de você aplicar um 7.0 você irá aplicar o 7.1.

Porque a cor cinza desse reflexo possui pigmentos azuis e verdes. E na estrela de Oswald, o azul neutraliza o laranja, e o verde neutraliza o vermelho. Isso faz com que sobre apenas a cor de desejo que é o loiro médio fiel, sem tons alaranjados.

Vocês estão entendendo a importância de levar o fundo de clareamento em conta na hora da coloração? E o quanto é importante fazer essa matemática das misturas das cores?

Quando você descolore um cabelo com pó descolorante, você consegue, enxergar a cor do fundo de clareamento, quando o cabelo vai descolorindo e abrindo para um tom avermelhado, depois alaranjado e depois amarelo, se no caso seu cabelo aguentar né?! Porque muitos não chegam naquela descoloração amarelinha, as vezes não passa do laranja. Mas enfim, na descoloração você consegue ver o fundo de clareamento, já quando você está colorindo o seu cabelo, que é quando você só passa a coloração mesmo, você não consegue ver a cor do fundo de clareamento do seu cabelo mudando.

Mas a transformação está acontecendo, você não vê, mas o fundo está mudando. O seu cabelo castanho que tinha um fundo vermelho, agora artificialmente através da química da coloração, ele passará a ter o fundo de clareamento de um cabelo loiro médio, que é o fundo laranja.

Na matemática da colorimetria você também tem que calcular a volumagem do oxidante, pois é a OX (que é a água oxigenada), que vai te levar para a altura de tom que você deseja: porque quem clareia é o oxidante (ele faz uma limpeza nos pigmentos da melanina, clareando o fio artificialmente).

E funciona assim, para clarear 2 tons: você vai usar ox de 20 volumes;

Para clarear 3 tons: usar ox de 30 volumes;

E para clarear 4 tons: usar ox de 40 volumes;

Em média podemos clarear de 3 até 4 tons nas colorações.

Por exemplo: se eu estou saindo do castanho claro, que é representado pela nomenclatura 5.0, e quero ir para um loiro médio que é o 7.0, é só contar quantos números faltam para você chegar no 7 saindo do 5.

Então faltam 2 números, então vou usar uma OX de 20 volumes.

Com estes pontos brevemente esclarecidos podemos iniciar de forma mais assertiva no mundo da colorimetria.

Obrigada, espero ter contribuído com o post.


Report publication
    0100

    Recomended for you