Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Pigmentos em cores, quais são? Como agem no cabelo?

Pigmentos em cores, quais são? Como agem no cabelo?
Elizete Jardim. Colorimetristaconsultora
Jun. 3 - 3 min read
0570

Como profissionais cabeleireiros estamos constantemente realizando trabalhos que envolvem cor, muitas vezes os erros na cor acontecem por não fazer uso adequado dos produtos com os pigmentos apropriados para cada processo específico.

No mercado há disponível produtos em variações química como:

• Colorações em hidróxido de amônio.

• Tonalizantes a base de Ethalonamina.

Os pigmentos em cores se dividem na categoria micropigmento e macropigmento.

  Como cada produto age no cabelo? 

Em cabelos naturais é possível fazer a transformação na cor em até quatro ou cinco tons com produtos alcalinos a base de hidróxido de amônio.

Em colorações os pigmentos são na forma de micropigmentos, mas enquanto dentro do tubo são corantes oxidativos.

Reações químicas - Quando o corante é misturado ao peróxido de hidrogênio ocorre a anabolização onde ele muda de tamanho e transforma esse pigmento em cor... essa reação química tem que ocorrer no córtex por que 

Sendo o fio de cabelo muito fino o pigmento não consegue mais penetração e a cor não se fixará.

Uma vez que o cabelo se encontra com cor cosmética só é possível a remoção com um produto solúvel como a mistura de pó descolorante e peróxido de hidrogênio e removedor de cor cosmética.

Só com a diluição dos pigmentos que se encontra dentro do fio já em tamanho grande porque já foi revelado, será possível remover a cor.

Os corantes oxidativos encontrados nos tonalizante não fazem grande transformação na cor, só é possível direcionar reflexo na mesma altura da cor que o cabelo natural se encontra... produtos esses encontrados no mercado como "sem amônia" não tem força de eriçar ou abrir as cutículas.

Para que o pigmento alcance o córtex, eles se fixam na camada mais interna do fio.

Os pigmentos macro (grande) encontram-se em máscaras ou produtos para cores fashion, são cores já reveladas, ficam na superfície do fio, por isso o desbotamento acontece nas primeiras lavagens.

Conhecendo os tipos de pigmentos você saberá como usar cada um no processo de cor mais apropriado.

 Você sabia ?

• Que as cores cosméticas mais difíceis de remoção é onde tem maior concentração de azul, o preto.

• O vermelho por ser de pigmento muito pequeno, penetra mais fundo no fio em maior quantidade.

Então fica a dica: Muita cautela no processo de descoloração. Trate o fio antes, faça a remoção em mais de um processo de descoloração, opte sempre pela saúde do fio.

Ao fazer uma coloração saiba que o processo de anabolização do corante ocorre em até 15 minutos, tempo que você tem para aplicar o produto no cabelo, se não o pigmento já anabolizado em seu tamanho grande não penetrará mais no fio, ficando na camada externa e não atingindo a fixação. Se levar mais tempo que 15 minutos para aplicação é interessante preparar o produto em duas vezes.

Bons estudos nos vemos por aqui no Educadores da Beleza.


Report publication
    0570

    Recomended for you