Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Pigmento capilar, é fácil de retirar?

Pigmento capilar, é fácil de retirar?
Elizete Jardim. Colorimetristaconsultora
Feb. 22 - 2 min read
0510

Para entregar a você uma resposta completa, quero que lembre que a cor que é refletida no cabelo se dá por que há dentro do córtex três pigmentos: o azul, o vermelho e o amarelo.

Por uma obra genética da criação, esses pigmentos se encontram em quantidades variáveis, cada pessoa tem quantidade a mais de um pigmento que de outros, que será refletida a cor do cabelo quando a luz bater na superfície do fio, isso por que a cor nada mais é que o reflexo de luz.

O cabelo é composto de duas categorias de pigmentos: Granulosos e Difusos.

Granuloso- maior e mais quantidade.

Difuso- menor e menos quantidade.

Pigmentos granulosos são encontrados em cabelos escuros, de preto a castanhos claros.

Pigmentos difusos são encontrados em cabelos claros, de loiro escuro a loiro claríssimo.

Mas há dúvidas sobre qual é mais difícil de retirar do cabelo pigmento, granuloso  ou difuso.

Muitas vezes essa dúvida está relacionada com ensinamentos desatualizados por alguns cursos de cabeleireiros, eu mesmo já fiz curso onde foi ensinado que o pigmento granuloso é fácil de retirar por ser maior e estar em maior quantidade. E o pigmento difuso é mais difícil de retirar por estar em menor quantidade e ser menor. Isso dificulta o produto, encontrar os pigmentos.

Mas na prática o que é observado é que os cabelos de bases escuras leva mais tempo ou nem chega até o FC de clareamento 9, 10. Enquanto cabelos em bases claras nos dá maior possibilidade de clarear até FC de clareamento 9, 10.

Principalmente se for clarear o cabelo com super clareador, essa diferença será bem perceptível, entre clarear pigmentos granulosos ou difusos.

Também cabelo que já passou por processo de descoloração e se encontra em altura de 7,8, é mais fácil de descolorir, onde muitas vezes usamos uma força menor de oxidante em relação ao natural que se encontra em uma altura de 3,4,5.

Na minha experiência profissional em descolorir cabelos, sempre percebi que pigmentos granulosos são mais difíceis de serem retirados do que os difusos. 

E você o que me diz, em sua experiência profissional, qual é mais difícil de retirar, pigmentos granulosos ou difusos?

Sua opinião é muito importante, comente aqui!

 

Elizete Souza Costa Jardim

 


Report publication
    0510

    Recomended for you