Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Oxidante/Água oxigenada/Ox ou peróxido de hidrogênio!

Oxidante/Água oxigenada/Ox ou peróxido de hidrogênio!
Edilene de Medeiros
Jan. 7 - 5 min read
0400

FIQUE SABENDO!

Reveladores, oxidantes ou água oxigenada (peróxido de hidrogênio)

Um revelador (para tonalizantes ou colorações), contém peróxido de hidrogênio e é um agente oxidante que quando misturado com uma coloração oxidante, fornece o gás oxigênio necessário para desenvolver as moléculas de cor e criar uma mudança na cor natural dos cabelos. Reveladores também conhecidos como agente oxidativo ou catalisadores, possuem pH entre 2,5 a 4,5. Embora existam vários reveladores no mercado, o peróxido de hidrogênio (H2O2) é um dos mais frequentemente usados na coloração de cabelos. Então, tenha em mente que existem diferentes formas de peróxido. Trata-se de líquidos claros que tornam fácil a aplicação do produto com um frasco aplicador. Há formas em creme que são usadas para fazer consistência cremosa mais espessa, às vezes para aplicação com pincel ou com escova. 

Reação de oxidação

Devido à ação de oxidação promovida pelo peróxido de hidrogênio, este é chamado de oxidante. O primeiro uso do peróxido de hidrogênio como clareador foi na data de 1860, quando foi usada pela amante de Napoleão III, supostamente para agradar a majestade.

Quimicamente, o símbolo do peróxido de hidrogênio é H2O2, que pode ser entendido como a água (H2O) com um átomo extra de oxigênio muito reativo, responsável pela capacidade de oxidação da melanina.

O peróxido de hidrogênio concentrado não é permitido pela legislação para ser utilizado diretamente nos salões, pois podem causar inúmeras indisposições como irritações cutâneas, queimaduras e até explosões; portando, os cabeleireiros usam uma solução deste peróxido de hidrogênio em água. O termo “volume” indica a porcentagem de peróxido de hidrogênio na solução aquosa, e assim, podemos afirmar que um produto de 10 volumes por exemplo, tem aproximadamente 3% de peróxido de hidrogênio na formulação. Assim representamos 10, 20, 30, 40 volumes como sendo 3%, 6%, 9% e 12% de peróxido de hidrogênio.

Perceba que 30 ml de peróxido de 40 volumes contém a mesma quanto de peróxido de hidrogênio ativo em 60 ml de 20 volumes, sendo que a diferença entre os dois é a quantidade de água, o volume 20 é simplesmente metade da concentração do de 40 volumes.

Embora o oxigênio seja normalmente um gás, no peróxido de hidrogênio é mantido na solução como um líquido. Por ser composto de água e gás oxigênio em solução aquosa, o peróxido de hidrogênio quando em decomposição, libera gás oxigênio e água. O termo volume se refere ao gás de oxigênio que é liberado quando o peróxido de hidrogênio se decompõe. A decomposição de 1 “oz” de peróxido de hidrogênio volume 20 libera 20 oz de gás oxigênio e 1 oz de água. A decomposição de 1 oz de peróxido de volume 10 libera 10 oz de gás oxigênio e 1 oz de água.

Cremes reveladores são emulsões contendo peróxido de hidrogênio, água e agentes emulsionantes e de consistência, chamados agentes cremosos. Uma variedade de agentes cremosos pode ser adicionada, incluído álcoois graxos, alcanolamidas e fenóis etoxilados alquílicos. 

A água é condutora do peróxido de hidrogênio para permear os fios e assim aquecer as cadeias que queratinas causando uma leve abertura das cutículas auxiliando os pigmentos permear entre o córtex, se revelar como nova cor e se fixar.

No Brasil, a empresa que fabrica as tinturas capilares, são responsáveis pela segurança desses produtos. Assim que a empresa solicita o registro da Anvisa, ela tem de apresentar o tempo de responsabilidade, que é o documento que afirma que o produto é seguro e eficaz segundo os testes realizados previamente.

Curiosidade e responsabilidade

Oxidante em uso! Agentes oxidantes podem ser muito perigosos aos olhos, pele e pulmões. O peróxido de hidrogênio e outros oxidantes agem liberando oxigênio. Como respiramos oxigênio, alguns acreditam erroneamente que os oxidantes são seguros e não causam danos. Esse não é o caso. Os oxidantes são potencialmente perigosos e devem ser usados com cuidado. Embora seja possível trabalhar com segurança com oxidantes, algumas precauções devem ser tomadas. Use óculos de segurança e luvas protetoras ao misturar ou manusear um oxidante. Peróxido e bromarias  alto volume são extremamente perigosa para os olhos e pele. O contato com esses produtos químicos cáusticos pode causar queimaduras e manchas brancas na pele. Os oxidantes são corrosivos e podem até causar queimaduras serias(principalmente junto aos persulfatos), cicatrizes e danos a pele. Use máscara apropriada ao manipular oxidantes e pó para prevenir a inalação. 

Estes são alguns dos porquês de que eu (Edilene de Medeiros) e outros profissionais responsáveis, nos recusamos a fazer qualquer tipo de mudança química em crianças, lactantes e gestantes.


Report publication
    0400

    Recomended for you