Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Os tipos de clientes

Os tipos de clientes
Roberto Souza
May. 24 - 5 min read
0330

Todos os estabelecimentos têm seus diversos tipos de clientes, e saber lidar com cada uma delas é essencial (Falando de estabelecimentos gerais, penso que poderia ser cada um deles).

Nos salões não é diferente, é muito importante saber diferenciar os mais comuns. Para um negócio bem sucedido, esse olhar atento traz possibilidades positivas.

Há pesquisas indicando que 61% dos consumidores dizem que o bom atendimento é mais importante do que o preço ou qualidade dos produtos. Por isso, os estabelecimentos devem investir em treinamentos para as equipes, além de conhecer bem suas clientes.

Saber lidar com públicos diferentes dentro do salão de beleza permitirá que você crie estratégias apropriadas para atingi-las da maneira correta. Vamos apresentar alguns tipos de clientes no salão de beleza para que possamos conhecer e aprender a lidar com cada uma delas:

                                                                 A  cliente atrasada

Perdi a hora."
Pode esperar uns minutinhos?
Daqui 5 minutos estou aí.
Eu esqueci.

Essas frases e muitas outras são comuns no dia a dia dos salões de beleza. Sempre tem aquela cliente que esquece o horário marcado e acaba chegando atrasada ou nem comparece. Por isso é muito importante identificar essas clientes e estabelecer uma forma de lembra-las do serviço que foi marcado. Enviar um sms ou whatsapp para lembra-la horas antes do serviço marcado.

                                                                   A cliente indecisa

A cliente indecisa, geralmente, fica insegura e se questiona muito sobre o serviço. Elas podem tornar o processo desgastante, mas é uma ótima oportunidade para o seu profissional mostrar o seu conhecimento e criar um laço com ela. É muito importante nós profissionais demonstrarmos interesse nas dúvidas da cliente. Analisarmos bem o caso e fazermos sugestões com base nisso. Dedique tempo a essas clientes para garantir que elas saiam felizes e ainda possam se tornar fiéis ao salão de beleza.

                                                                   A cliente tímida

As clientes tímidas, normalmente, são bem caladas e podem ser mais difíceis de interpretar. Sendo assim, é preciso ter bastante cuidado para não fazer algum procedimento que cause insatisfação.

Cabe ao profissional pensar em técnicas para ajudar na comunicação, porém, sem se impor para não deixá-las desconfortáveis. Demonstre interesse e faça as perguntas certas. Dê total atenção a elas, para que elas não se sintam abandonadas.

Tendo um ambiente descontraído e que deixe a cliente confortável, faz com que a timidez passe mais rápido. Com todas as informações necessárias, é possível oferecer algo bom e que transmita confiança.

                                                                       A cliente infiel

Sabe aquela cliente que aparece no salão uma vez a cada 6 meses? Por que ela não frequenta o seu salão mais vezes? Será por que ela faz outros serviços em seus concorrentes? Fidelizar não é fácil. Porém, existem algumas estratégias as quais você pode adquirir. 

Dê valor às clientes infiéis e tente convertê-las, pois conquistar uma nova cliente pode sair até 7 vezes mais caro do que manter as atuais!

                                                        A cliente que entende tudo

Com tanta informação disponível na internet, há clientes que já chegam super informadas sobre os procedimentos e decididas a fazer algo. Também tem aquelas que acham que sabem de tudo, mas sabemos que isso nem sempre é verdade. Cabe ao profissional do salão orientar sua equipe, e estabelecer estratégias para conversar com essas clientes. Quando o procedimento não é adequado, é importante orientarmos, mesmo que elas insistam. É melhor se negar a realizar algo com uma boa justificativa do que ter uma cliente insatisfeita depois. Mas sempre dê alternativas para construir uma solução com elas.


No salão de beleza você encontra pessoas de perfis muito variados, com problemas distintos. Portanto, prepare sua equipe de atendimento para lidar com qualquer humor, afinal, o atendimento também é um canal de marketing para o salão de beleza.

 


Report publication
    0330

    Recomended for you