Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Os maiores erros do cabeleireiro.

Os maiores erros do cabeleireiro.
Alejandro Valente
mar. 4 - 7 min de leitura
0600

É muito comum em meus workshops, palestras, eventos, feiras, redes sociais e até cursos enxergar certos comportamentos que podem atrapalhar a vida do cabeleireiro. Quando eu digo atrapalhar significa ficar estático, passar anos sem ter uma visível evolução em sua prática de salão. Este cabeleireiro vive fazendo as mesmas coisas há muito tempo e não se dá conta de que poderia evoluir simplesmente com uma mudança de atitude.

E esta dificuldade é bem recorrente, porque nem todos conseguem enxergar esta amarra que lhe impede de prosperar. Agora queria fazer uma pergunta: Você já ouviu falar em CRENÇAS LIMITANTES? São afirmações que você pode estar reforçando em sua mente que dificultam sua ascensão profissional. Crenças limitantes são difíceis de detectar, principalmente numa auto avaliação. Geramos leis muitas vezes que parecem verdades absolutas e são alimentadas por anos, porém, quando desconstruídas estas crenças, parecem situações tão frágeis que demandam apenas de uma solução simples.

A METÁFORA DO ELEFANTE

Um exemplo de crença limitante é a metáfora do elefante. Quando pequeno, o elefante era criado na comunidade circense com argolas em suas patas com pregos internos. E estes pregos apertavam muito e machucavam muito a pata do elefante filhote se ele quisesse fugir, quer dizer, sair daquele arco espacial que a amarra lhe dava. Quando ele cresceu, não havia mais pregos nas argolas, mas elas continuavam impedindo o elefante jovem de andar livremente pelo picadeiro. Quando o elefante forçava a pata para fora de seu direito de transitar, a argola apertava e ele lembrava da dor terrível que tinha quando era filhote. O elefante adulto não tem mais suas patas presas ao chão por argolas, apenas fitas fixadas em suas patas. Estas fitas fazem uma leve pressão na pata do animal e ele constantemente lembra da dor de filhote e nem tenta sair de seu espaço antes determinado.

Isso quer dizer que o elefante adulto tem total condições de andar pelo universo livre, mas ele foi doutrinado a pensar o contrário. Isso é uma crença limitante. Quantas crenças limitantes existem em nossas vidas e são capaz de gerar as dificuldades de evoluir profissionalmente?

Nós seres humanos também temos nossas crenças limitantes. E isso é encarado como erro porque não traz benefício, pelo contrário, piora sua condição de auto afirmação e coragem. Deixa você exposto aos medos e impede sua ascensão como cabeleireiro pleno. Quer ver 4 erros comuns alimentados pelas crenças limitantes?

1) EU NÃO SEI APRENDER ESSE NEGÓCIO DE CORES?

Quem disse que esse conhecimento é terrível? Aprender colorimetria é muito simples, tal qual a dinâmica da matemática. Você aprendeu matemática na sua vida? Claro que sim. Você sabe somar, dividir, multiplicar, diminuir... Você sabe fracionar uma receita culinária... Você sabe repartir... Você sabe a lógica desde criança. Colorimetria é a mesma coisa. É um conhecimento simples. Porém, precisa ser praticado, compreendido, associado com sua vida prática, construído sobre exemplos. Mas é um conhecimento preciso... Porque quando o homem estava morando nas cavernas, 2 +2 era 4, e quando a gente tiver tirando férias em Marte daqui a 1000 anos, ainda será 4 essa conta. A lógica indifere de condições subjetivas... Quer dizer que eu sei o mecanismo das misturas, além de suas reações químicas e suas aplicações corretas. Aprender colorimetria é compreender mecanismos lógicos. E você não pode afirmar aquilo que aquela frase diz, porque senão seu cérebro vai acreditar e você vai ficar estagnado em seu poder de atendimento das clientes.

2) EU NÃO TENHO O TALENTO DO ALEJANDRO VALENTE

Quem disse que não? Você tem tanto talento quanto eu, a diferença é que eu acredito na minha criatividade. E você? Quando vai começar a acreditar em você? A primeira pessoa que deve compreender isso é você mesmo. Não existe limitação para quem quer aprender a ser criativo. Isso é possível sim. Independente de seu grau de escolaridade, independente de seu domínio do conhecimento, você pode ser sim um criativo e essa sua criatividade se transformar em talento. Mas antes de tudo, precisa acreditar no seu potencial. Ninguém é talentoso afirmando que não é. O talento requer motivação para conquistar o efeito da criatividade. Nesta aspecto, o domínio do conhecimento é fundamental. Por isso você precisa manter seus estudos sempre em evolução.

3) NÃO TENHO ESTRUTURA PARA SER UM ÓTIMO CABELEIREIRO

Outra afirmação que faz os cabeleireiros ficarem estagnados. Eles acreditam que para ter sucesso é necessário estar dentro de um salão de beleza badalado, usar produtos sofisticados e importados, atender pessoas de alto poder social e glamoroso. Existem profissionais que vivem usando essa desculpa para evitar a conquista de seus objetivos. A verdade é que com um pouco de conhecimento e muita vontade, você cria situações favoráveis. Nunca vi o cabeleireiro começar sua vida profissional atendendo clientes em estrutura de alto valor agregado. Sempre começamos do zero. Sempre começamos pequenos. Sempre começamos do início. O que determina se você vai ficar muito tempo neste início é você mesmo. Fuja desta expressão porque ela apenas ilude os fracos de motivação. Veja sempre os meus vídeos e entenda que isso é possível. Clique aqui e se inscreva no meu canal do Youtube.

https://www.youtube.com/alejandrovalentehair

Lá estou sempre abordando conhecimento que disponibilizo de graça. Você não quer aprender e evoluir? Então, comece se interessando pelo que eu estou sempre falando em minhas redes sociais e meu canal do Youtube.

4) VOU FAZER ISSO QUANDO PUDER

E quando é este puder? Quando você toma a decisão de fazer, precisa reorganizar toda a sua realidade para construir a possibilidade do ato de fazer. Eu quando tenho uma ideia, praticamente enlouqueço minha equipe porque quero tudo imediatamente. O tempo não espera. O tempo não para. Se você ficar protelando as coisas, vai atrasar ainda mais a realização destes momentos e desta sua evolução profissional. Quando puder nunca virá. Você precisa fazer poder. Seu ato de reordenar suas prioridades faz com que haja a realização de seus objetivos. Por isso, não deixe para fazer quando puder. Faça agora! Já! Neste exato instante! Não perca tempo usando desculpas para evitar a realização de seus desejos e necessidades.

Não espere para evitar estes 4 erros. Eles são muito fáceis de acontecer com qualquer profissional. Por isso, faça uma auto avaliação e entenda que o poder de mudança e conquista de sucesso está principalmente num lugar que só você pode entrar: no seu coração. Sinta essa nova forma de viver e corra atrás de seus sonhos.

"Ha mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam"


Denunciar publicação
    0600

    Indicados para você


    Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada

      Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

      A Squid é uma empresa LWSA.
      Todos os direitos reservados.