Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Os ciclos de crescimento do cabelo 🧐

Os ciclos de crescimento do cabelo 🧐
Beatriz Marques
Apr. 20 - 7 min read
0320

O crescimento capilar acontece em ritmos e ciclos, como muitos elementos na natureza. Cada ciclo completo tem três fases que se repetem continuamente por toda a vida. 

São eles: 

FASE ANÁGENA

É a fase de crescimento do ciclo. Quando o cabelo nela se encontra, há uma ativa produção, pela célula-tronco, de células novas no folículo capilar. Durante essa parte do ciclo, as células capilares são produzidas em ritmo acelerado. Essa parte do ciclo normalmente dura entre 3 a 5 anos, podendo chegar até 10. Quando a fase anágena termina, o cabelo inicia a  etapa do próximo ciclo.

FASE CATÁGENA

É a fase de transição que sinaliza o final da etapa anterior. Nela, o fio de cabelo encolhe até um terço de seu comprimento, deixando a derme papilar bem abaixo.  A parte mais inferior do fio agora está localizada logo abaixo da glândula sebácea. O bulbo capilar desaparece e a terminação da raiz encolhida forma um bastão arredondado. As células também param de produzir melanina, e a raiz fica com aparência esbranquiçada.

Durante a fase catágena, o folículo também está preparando novo crescimento, produzindo células germinativas. As células germinativas podem ser consideradas "sementes" para o novo crescimento, elas contornam o folículo piloso e aguardam o sinal para renovar a fase anágena. A duração dessa fase é em torno de 2 a 3 semanas.

FASE TELÓGENA

É o estágio de descanso, o eixo do cabelo envelhecido cai durante essa parte do ciclo. Como o folículo capilar pode se ancorar nas paredes foliculares, o cabelo pode permanecer no local até ser empurrado para fora pelo crescimento de um novo fio na próxima fase do ciclo. A fase anágena dura de 3 a 5 anos; consequentemente, o tempo de vida médio de um eixo capilar é de 4 anos.

O folículo permanecerá em descanso  na fase telógena de 3 a 6 meses. O ciclo todo se repete a cada 4 ou 5 anos.

TIPOS DE CABELO

Dois tipos de cabelo são encontrados no corpo: VELO E TERMINAL

Cabelos velos (também chamados pelos lanugo) são curtos, finos e sedosos; quase nunca possuem medula ou contêm melanina. Em adultos, geralmente são encontrados em locais normalmente considerados "pelados", por exemplo, testa, pálpebras e escalpo calvo. O corpo das crianças e bebês estão cobertos por pelos velos que desaparecem após a puberdade, quando é substituído por terminais mais espessos.  As mulheres, porém, mantêm 55% mais pelos velos que os homens.

O cabelo terminal é grosso e, com exceção do grisalho, é pigmentado. Normalmente tem medula e é facilmente diferenciado do cabelo velo.

Os pelos curtos e espessos que crescem na sobrancelha e cílios são cabelos terminais primários. Após a puberdade, os finos cabelos velos são substituídos por grossos, pelos terminais secundários. O mesmo folículo é capaz de produzir os 2 tipos de cabelo. Pelo terminal secundário, é normalmente encontrado no couro cabeludo, barba, peito, costas, pernas e região púbica. Na calvície masculina, os folículos param de fabricar cabelos terminais e voltam a produzir o tipo velo.

Perda normal de cabelo e taxa de crescimento

A qualquer momento, cerca de 90% do couro cabeludo está na fase anágena, 1% na catágena e 9% na telógena. O couro cabeludo contém cerca de cem mil fios de cabelo em média, sendo um pouco mais para loiros e um pouco menos para ruivos. Embora a taxa estimada para a perda de cabelo tenha sido cotada entre 100 e 150 fios por dia, recentes medições indicam que a taxa média para perda normal de cabelo seja de 35 a 40 fios diariamente.

Taxa de crescimento

Geralmente, o cabelo cresce mais rápido em mulheres que em homens.  A média de crescimento é de 0.36 mm/dia para mulheres e de 0,34 mm/dia para homens.

Também foi provado que raspar ou cortar o cabelo absolutamente não tem qualquer efeito na taxa de crescimento. Da mesma forma, ciclo menstrual não afeta na velocidade de crescimento do cabelo, mas, durante a gravidez, a taxa diminui levemente. Estudos controlados mostram que a taxa de crescimento do cabelo alcança o máximo no verão, enquanto os cabelos caem mais durante o inverno. 

Se o fio de cabelo for puxado do escalpo, levará cerca de 130 dias para que um novo surja.

A perda de cabelo não é regular; é mais notada pela manhã e em certos períodos. Não há sensação de dor quando os cabelos caem do escalpo, porque esses fios não estão bem fixados e saem facilmente. Você pode notar que quando escova ou penteia o couro cabeludo, uma quantidade de fios  é inevitavelmente encontrada. Esses fios se desconectaram do escalpo e podem ser vistos na escova, pente, casa ou travesseiro.

Cada fio tem uma idade definida, e quando alcança esse limite natural, para de crescer e cai. O folículo tem um período breve de descanso e depois começa, mais uma vez, a produzir  um novo fio. O tempo de vida do fio de cabelo da mulher é cerca de 25% mais longo que o do homem.

Quando o fio chega à idade máxima, um espaço de ar se forma entre a medula e o topo da papila. Após isso acontecer, a cutícula do cabelo não é mais formada pela células externas da papila e o córtex diminui de espessura. Pouco tempo depois, o bulbo capilar completo se solta e se separa da papila. Nessa fase, o fio é conhecido como "cabelo de cana" ( bed- Hair), e fica solto no folículo. A papila se dissipa completamente e o folículo se fecha sobre ela. Se o centro do folículo estiver apertado, ele continuará a segurar o "cabelo de cana" por um período.

Esse tipo de cabelo pode ser removido pela escovação diária, ao se lavar os cabelos ou qualquer outro movimento de puxão ou fricção.

Sem a pretensão de que este tema seja novo, mas com a intenção de que conhecimento sempre traz algum detalhe novo e nunca sobra, espero ter ajudado de alguma forma.

O cabelo é nossa tela e matéria prima principal, então precisamos conhecer bem, tudo sobre ele e tem muita coisa que até por ser simples não há um interesse em conhecer, mas tendo este conhecimento certamente os clientes perceberão nas entrelinhas das conversas e orientações que precisamos dar a eles ou elas.

Comente, sugira assim crescemos juntos. 🤝✨✨


Report publication
    0320

    Recomended for you