Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Oratória para iniciantes

Oratória para iniciantes
Elisa Mota
Oct. 4 - 2 min read
0170

Oradores levam anos para desenvolver toda a parte de oratória, alguns conseguem mais rápido e outros passam por um processo mais demorado. Pensando em te ajudar a acelerar o seu desenvolvimento em oratória fiz esse artigo te contando os métodos mais usados pelos maiores palestrantes do mundo.

Ênfase nas principais ideias

Você precisa enfatizar o que você quer que realmente seja entendido. Quando você dá ênfase você pode mudar o ritmo, falar mais devagar, falar mais alto os pontos que você quer destacar, depende do que você quer transmitir para o público.

Volume

Existem momentos em que você vai elevar a sua voz e momentos em que você vai diminuir a sua voz, por exemplo, se você estiver indignado você vai ter que falar de forma mais alta, agora se você estiver dando um conselho você vai falar mais baixo.

Modulação

Modular a voz é variar as suas características, alternando o tom de voz, o volume, a velocidade etc.

Gestos

Os gestos complementam a mensagem passada, nós usamos gestos constantemente e aprendemos isso sozinhos no nosso cotidiano. Cada pessoa possui e desenvolve ao longo da vida gestos muito particulares que expressam uma comunicação espontânea e real. Mesmo a gesticulação podendo ser aprendida e treinada é preciso ter cuidado para não ficar artificial, pois precisa parecer espontâneo. 

Gestos que devem ser evitados: 

  • Apontar para pessoa, pois pode incomodar ela;

  • Gestos de duplo sentido, pois podem ser interpretados de outra forma;

  • Gestos exagerados, pois ficam teatrais demais e acaba chamando mais atenção para você do que para o conteúdo.

Contato visual

É importante que você olhe diretamente nos olhos das pessoas da plateia, você não deve olhar em um ponto fixo lá no fundo ou para todos ao mesmo tempo. Você deve falar olhando diretamente para cada uma das pessoas vendo a reação delas, fazendo com que elas se sintam mais próximas de você. Assim como em uma live você precisa fixar o olhar na câmera e não em sua imagem, pois ao olhar para sua imagem e não para câmera acaba parecendo que você não está falando com a pessoa e você quer que a pessoa sinta que você está falando especificamente com ela.

 

Se gostou das informações me fale nos comentários e comece.


Report publication
    0170

    Recomended for you