A resposta simples e clara é sim!!
Porém, ao se falar do setor da beleza estamos falando de tudo. Além dos produtos para o cabelo também entram:
- Sabonetes;
- Papel higiênico;
- Pasta de dentes;
- Produtos para pele;
- Protetor solar;
- ...enfim, tudo que higieniza ou limpa.
Assim, vou fazer a pergunta novamente:
O setor da Beleza é o que mais cresce no Brasil e no mundo??
Se corresponder somente aos produtos de beleza ligados ao cabelo a resposta é NÃO!!
Com certeza a indústria de cosmético capilar vem crescendo muito! Mas os avanços em tecnologia continuam fracos e arrastados.
Por que digo isso?
Porque faz um tempo em que não se cria algo, se descobre um ativo novo ou um produto realmente revolucionário.
Existe o caminho para desenvolver e criar... mas a grande verdade é que o lucro em produtos já conhecidos e de baixo custo logo corrompe.
Vivemos a era da progressiva e do pó-descolorante que clareia mais (9 tons... 10 tons...) de matizadores que são de vários tipos, formas e cores, mas que ao aplicar no cabelo todos revelam o mesmo tom.
A disputa não é quem tem a melhor tecnologia ou o melhor produto, mas sim quem consegue fazer o melhor marketing.
Muitas mentiras são criadas e meias verdades propagadas.
Por quê??
Porque existem milhares de produtos iguais de centenas de marcas que se dizem diferentes.
Entre iguais, como ser diferente? Esse tem sido o desafio!
Assim muitos tem entrado nesse setor, o setor da beleza! Muitas empresas são criadas todos os anos e ao mesmo tempo muitas outras entram em falência.
Qual minha visão sobre tudo isso?
Tenho prestado consultoria para várias marcas de cosméticos e conversado com empreendedores, investidores e donos. Percebo que a grande maioria não sabe o que produzir e de verdade não tem a mínima ideia de por onde direcionar a empresa. Todos querem lucrar milhões (o que é compreensível), mas não se apercebem que o produto precisa ser aceito e resolver o problema que se propõe no cabelo.
- O cabeleireiro já compra de alguém.
- Deixar o produto consignado tem sido uma tática desleal aceita.
- Os distribuidores são multimarcas.
- Workshops e cursos cancelados por falta de público.
- Falta de suporte técnico.
- Produtos que não vendem.
- Não existe recorrência na venda.
Acima alistei alguns dos problemas que afligem não somente as empresas emergentes, mas também as que já se estabeleceram e estão perdendo mercado.
Perceba que existem 2 tipos de empresas:
(1) Inovação
(2) Resultado
Empresa de inovação é aquela que sempre tem um produto novo com embalagem, fragrância e textura diferente. Porém existe essa necessidade por conta de não ter recorrência na venda dos produtos. O problema é que se tornam concorrentes dos seus próprios produtos.
Empresa de resultado é aquela que tem o produto aceito e há anos vende sem esforço o mesmo produto. Seria como vender Coca Cola, "Na verdade ninguém vende Coca Cola" se vende sozinho!!
Em meio a isso você com certeza se pergunta:
"O que o profissional precisa saber para identificar o melhor produto?"
É uma pergunta mais que interessante e merece resposta. E darei no próximo post.
Comente aqui o que você percebe do setor, marcas e produtos?
Nos vemos nos comentários!