[ editar artigo]

O que você precisa saber para personalizar o melhor tratamento capilar para sua cliente?

O que você precisa saber para personalizar o melhor tratamento capilar para sua cliente?

Meu objetivo não é dizer para você marcas de produtos pra você usar em seu salão, mas sim te dar ferramenta em conhecimento para que você esteja apta para tomar as melhores decisões quanto qual linha de tratamento irá escolher.

Para reavivar a saúde e beleza do cabelo temos algumas opções:

Hidratação

Nutrição

Reconstrução

Mas antes de escolher algumas dessas opções, você deve saber qual momento usar e por que.

Mas posso afirmar que tem algo que precisa saber para entregar um tratamento personalizado à sua cliente.

Acredite, tem algo muito importante a ser levado em conta, que são pH e carga negativa ou positiva do cabelo.

Se você não souber lidar com isso, pode usar o produto mais caro, mais confiável que for, verá que seu trabalho se perderá ao vento.

Por que digo isso? Como você já deve saber, estamos vivendo um momento de produtos com alta tecnologia no qual tem se usado a menor partícula nano para que os ativos possam com mais facilidade penetrar mais fundo no cabelo o que é muito bom. Porém, você deve saber algo: por ser nano, com a mesma facilidade que tem de entrar tem também de sair. É exatamente por isso que você tem que saber manter o pH do cabelo de sua cliente no equilíbrio certo que é de 4,5 a 5,5.

No entanto não vá pensando que abaixar muito o pH, para 2, 2,5 vai trazer o melhor resultado.

Você não vai querer que o cabelo sofra um choque e se rompa. Concorda que hoje a maioria dos cabelos já passaram por processos químicos? Com isso muitos estão com o pH elevado, então é melhor ir baixando o pH aos poucos, até um pH 4 consegue-se manter as cutículas bem fechadas, com o cabelo protegido.

Outro fator a ser considerado é a carga negativa do cabelo. Acredito que você já ouviu falar que os opostos se atraem... é verdade isso, também acontece com os ativos do cabelo, você já deve saber que nosso corpo humano como o cabelo se encontra aminoácidos, vitaminas, minerais e gorduras.

Mas ao longo de nossa vida precisamos repor o que foi perdido, não só repor mas ter meios de fazer tudo isso ficar no cabelo, aí entra um processo importante envolvendo os átomos.

Os átomos são constituídos por prótons, elétrons e nêutrons. Por mera convenção define-se que os prótons possuem uma carga elétrica elementar de uma unidade positiva, representada por " + e - ", também que os elétrons têm uma carga elétrica negativa.

Então você deve dar preferência à empresas confiáveis, que tenham em seus produtos ativos positivos, para que as vitaminas, proteínas e aminoácidos de seus produtos possam realmente ficar no fio do cabelo.

Os tensoativos carregados positivamente no condicionador e máscara de cabelo são atraídos para as cargas negativas em seu cabelo e não saem completamente com água. Quando o cabelo seca, ele fica revestido com uma película fina, que adiciona o peso, fazendo com que o cabelo fique mais fácil de desembaraçar e pentear, e impedindo que a eletricidade estática se acumule deixando o cabelo estático.

Agora que já sabe muito do que deve levar em conta para a melhor escolha de produtos vamos falar sobre como identificar o tratamento certo para cada necessidade.

Quando a cliente chega no salão, você vai fazer o diagnóstico do cabelo e depois de toda o análise, viu que o cabelo tem pouco ressecamento, pouca perda de brilho... então esse cabelo só precisa de hidratação.

A hidratação deve ser feita com máscaras que contenham ativos como: Dpantenol, vitaminas D, ceramidas, frutas etc.

Cabelo que apresente ressecamento excessivo e quebra, está elástico... faça reconstrução de fortalecimento com produtos, que tenha ativos como queratina e seus aminoácidos, cisteína, arginina, colágeno etc... esse processo pode deixar o cabelo enrijecido, mas aos poucos e com condicionador vai ser restabelecido.

Cabelo que apresente ressecamento moderado, sem brilho e embaraça com facilidade está com falta de nutrição. Use máscaras que contenham ativos, como: karitê, jaborandi, cupuaçu, macadâmia, óleo de árgan, extrato de kinoa... etc.

É bem interessante fazer cronograma capilar intercalando esses processos, menos a reconstrução que recomendo a cada 15 a 30 dias.

É isso, espero que essas informações tenham sido de ajuda , pois quero que você esteja sempre comigo.

Você pode me encontrar também:

https://www.facebook.com/elizetejardimcursosonline/

Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Elizete Jardim. Colorimetrista
Elizete Jardim. Colorimetrista Seguir

Elizete jardim ,especializada em colorimetria , Colorimetria Avançada By Alejandro Valente. E especializada em cortes avançados Academia do c Corte. Claudiney Ravaglia e Alejandro Valente. elizetesouzajardim@gmail.com

Ler conteúdo completo
Indicados para você