Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

O que é permitido aplicar no cabelo?

O que é permitido aplicar no cabelo?
Elizete Jardim. Colorimetristaconsultora
Sep. 3 - 3 min read
0200

Sem querer ofender, cabeleireiro que presa sua profissão não usa misturinha.

Fique comigo até o final que vou explicar o porquê e falar de uma misturinha mais conhecida no momento.

Você deve ter visto várias misturas de vinagre para aplicar em cabelos, elas estão sendo ensinadas em vários vídeos, blogs, páginas em redes sociais... se o resultado faz bem pro cabelo ou não, não é isso que quero trazer à sua atenção no momento. Quero que saiba que você como cabeleireiro tem a responsabilidade profissional legal de cumprir com os requisitos legais de qual produto pode ser ou não aplicado no cabelo de sua cliente.

Vinagre é um produto que antes de chegar ao consumo final que não é para cabelo, teve sua formulação manipulada quimicamente.

Vinagre é uma solução aquosa de 4 a 10 % em massa de ácido acético .

Foi obtido pela primeira vez por meio do etanol de vinho com oxigênio presente no ar, seu nome vem do latim acetum que significa "vinho azedo".

Essa substância ácido acético é uma substância não permitida pela Anvisa para uso em cosméticos capilar.

 

Que produtos podem ser aplicados nos cabelos? 

O que acontecer com o couro cabeludo e o cabelo da cliente dentro do salão está sobre a responsabilidade do profissional cabeleireiro, esteja ele fazendo o procedimento ou não na cabeça da cliente, então cabeleireiro fique atento a que tipo de mistura cosmética está sendo aplicada na cliente dentro do seu salão.

Já parou para pensar que um produto cosmético para ser aplicado em cabelo tem regulamentação e são exigidas por lei? Não vou falar tudo que está envolvido para isso, porém o que você precisa saber para esse momento.

Antes do produto chegar para uso no seu salão, ele tem que ser registrado ou notificado na Anvisa, porque a Anvisa faz exigência de quais são os ativos e combinações de ativos, procedimento em manipulação previsto na lei para ativos e finalidades que são permitidos.

Como por exemplo, qual é a exigência para produtos de alisamento e ondulação?

Você pode procurar em pesquisa por RDC 409/2020 (RDC, Regulação da diretoria colegiada).

Quando o produto é acabado, a norma determina a apresentação de dados que permita avaliar a segurança do produto com relação a segurança quanto toxidade, corrosividade, potencial de sensibilidade, efeitos genotóxicos e os ativos propostos na fórmula tem que estar entre os que estão na lista de substância permitida.

Nota: Para averiguar quais ativos estão na lista de não permitido para cosméticos você pode fazer pesquisa em RDC 83 - 2016 é a lista mais recente.

Esse artigo visa te passar informações que te ajude a estar preparado para as melhores decisões. Foi um prazer compartilhar o que sei com você, nos vemos por aqui no Educadores da Beleza.

Até nosso próximo encontro.


Report publication
    0200

    Recomended for you