[ editar artigo]

Como é a influência dos radicais livres no cabelo?

Como é a influência dos radicais livres no cabelo?

Vamos conversar sobre o  que são esses radicais livres. O que são os antioxidantes. E como eles podem influenciar o nosso cabelo e a saúde dele.

Nosso corpo tem o sistema de metabolização por oxigênio, no processo o oxigênio converte os nutrientes em energia em todos os alimentos que você consome, tornando em  energia, proteína, colesterol (que existe em duas formas diferentes, a boa e a ruim, sendo que a boa é essencial para o nosso corpo), e até mesmo os radicais livres. Cada um deles, ao estar dentro do seu corpo, será absorvido por ele para se tornar os componentes que nosso organismo precisa para funcionar corretamente.

Para evitar problema com o excesso de produção de oxigenação em processo oxidativo, tem que entrar em ação os antioxidantes, substâncias que ajudam a diminuir os radicais livres, ou mesmo agir para que eles nem mesmo surjam no seu organismo.

Para que isso aconteça nosso organismo “quebra” os alimentos em várias pequenas partes, as moléculas, que podem ser transformadas em componentes necessários ou ruins, suprindo aquilo que nosso corpo necessita ou dando algo a ele que o prejudica.

Mas para que tudo isso aconteça corretamente as moléculas precisam ser quebradas de forma que elas sempre tenham um número par de elétrons, e quando isso não acontece é justamente quando o problema se inicia.

Radicais livres, o que são?

Radicais livres são moléculas com átomos ímpares de elétrons.

Essas moléculas sãos responsáveis por muitos problemas que possam vir a surgir.

Os radicais livres são exatamente essa quebra irregular, as moléculas que acabam sendo quebradas com um número ímpar e que por isso se tornam instáveis, se tornando um radical livre para se ligar a qualquer molécula que encontrar pelo caminho. 

Como ele tem  um número ímpar de elétrons, esse radical irá buscar se “concertar”, e para isso ela tira de outra molécula a parte que falta nela mesma.

Isso cria uma reação em cadeia, que agride o organismo e pode inclusive gerar graves consequências no cabelo e favorece o envelhecimento acelerado do cabelo por oxidação.

Como nós cabeleireiros percebemos algo errado com o cabelo? Isso é notável na forma como os radicais livres afetam na perda do brilho, no ressecamento, aumento do enfraquecimento e da queda do cabelo e também aceleração do embranquecimento dele.

Quando eles chegam na melanina dos nosso fios, que dá cor à eles, oxidando essas moléculas, isso causa o clareamento do cabelo e a perda do brilho que ele deve e costuma ter.

Já quando ela causa a oxidação dos lipídeos, a componente dos nossos fios, isso faz com que o alinhamento das cutículas se altere e nosso cabelo se embarace mais fácil, o mesmo ocorre quando ela chega a queratina, que afeta tanto a cutícula quanto o córtex, fazendo com que as fibras se tornem mais quebradiças.

Os radicais livres acabam mudando a estrutura do couro cabeludo e modificando o bulbo capilar. 

Como combater esses desequilíbrios?

Antioxidantes nada mais são do que substâncias que ajudam a diminuir os radicais livres, ou mesmo agir para que eles nem mesmo surjam no seu organismo.

Eles ajudam a proteger ou equilibrar as moléculas, fazendo com que os efeitos sejam contidos.

Os antioxidantes são a ferramenta usada pelo nosso corpo para neutralizar as ações do primeiro, e que ajudam a combater as consequências dele

Produtos que contêm vitaminas A, C e E, alguns minerais, como zinco, cobre e selênio também participam de reações que combatem os radicais livres. Ácidos como o retinoico e o hialurônico são incríveis para manter os fios saudáveis. 

Shampoo antioxidante para cabelos coloridos, que promete limpar suavemente e potencializar a fixação da cor através de ativos naturais, ricos em agentes antioxidantes, reestruturantes e revitalizantes, promete brilho imediato, cor duradoura e vibrante. Contém pitaya, ácido glicólico, algas vermelhas e vitamina E, pH 5,5 filtro solar.

Como prevenir ou tratar?

Se faz necessário a utilização de produtos cosméticos anti-oxidantes, produtos que vão moderar a quantidade de radicais livres no cabelo e couro cabeludo.

Esses produtos tem que conter em sua formulação ativos como:

• Ômega, vitamina E e C 

É importante fazer uso de produtos cosméticos que tenha proteção solar.

Busque uma linha de tratamento capilar confiável que tenha esses ativos.

É sempre um prazer dividir o que sei com você, até o nosso próximo encontro

 

https://www.instagram.com/invites/contact/?i=16j0pzvdupq4y&utm_content=2kg6an8

Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Elizete Jardim. Colorimetristaconsultora
Elizete Jardim. Colorimetristaconsultora Seguir

Cabeleireira Consultora on-line,pecializada em colorimetria , Colorimetria Avançada By Alejandro Valente. Especializada em cortes avançados Academia do Corte. Claudiney Ravaglia ,Alejandro Valente elizetesouzacostajardimgmail.com

Ler conteúdo completo
Indicados para você