Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

O que é um cronograma capilar?

O que é um cronograma capilar?
Edilson Soares da Silva
Aug. 21 - 3 min read
01180

Cronograma capilar é um planejamento que envolve três processos: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. 

Iniciamos esses processos pois estamos mudando a todo momento a estrutura dos cabelos da nossas clientes, com coloração, mechas, alisamentos e outros procedimentos.  

Tipos de Tratamentos e Funções de cada Tratamento:

Hidratação: Reposição hídrica, ou seja, reposição de água. Todo cabelo necessita de hidratação, independente do nível de dano, pois esse é o primeiro componente que perdemos nos fios. Ações naturais são capazes de ressecar o fio e cabelo ressecado é cabelo sem água, embora a quantidade de água no fio seja bem baixa, a falta dela causa um estrago tremendo.

A hidratação cuida especialmente da cutícula do cabelo, alinhando, trazendo maciez e brilho para o fio.

Nutrição: Também conhecida como umectação, a nutrição é responsável por devolver os Lipídeos (gorduras) ou oleosidade ao fio. Quando falo oleosidade não é aquela que fica na raiz, mas sim a que fica sobre o a cutícula, é uma fina camada de gordura que impede que o cabelo perca água.

A nutrição também é responsável pelo controle do frizz e formato do cabelo. Cabelos lisos e nutridos ficam mais lisos, cabelos cacheados e nutridos ficam com os cachos mais definidos. Isso porque a Nutrição ou umectação está diretamente ligada à proteção da cutícula... e cutícula cuidada é sinônimo fio bonito.

Reconstrução: Tratamento responsável em devolver os AMINOÁCIDOS ao cabelo, a famosa MASSA capilar. É indicado para cabelos que passaram por descoloração. A reconstrução atua diretamente no córtex, preenchendo as fissuras causadas pelas químicas. Esse preenchimento tem que ser gradual e sistêmico, ou seja, seguir um sistema de tratamento para ter um resultado.

A QUERATINA é a junção de 19 aminoácidos. Temos os aminoácidos que são moléculas pequenas, eles se juntam e formam a queratina que são moléculas maiores (caixinhas de aminoácidos), quando abrimos fissuras na fibra desenvolvemos vários micro buraquinhos no interior do córtex, ou seja, abrimos micro fissuras nessas “caixinhas de aminoácidos” chamada de queratina. Então, nosso trabalho também tem que ser micro, ou seja, repor as moléculas pequenas faltantes dentro dessa caixinha de aminoácidos, pois a queratina é a caixinha formada, se eu trabalhar diretamente com a queratina, tentarei colocar uma caixinha dentro da outra, o que vai nos resultar em excesso e não em um preenchimento.

Para que tenhamos um melhor resultado devemos trabalhar repondo o que falta dentro dessa caixinha de aminoácido e não diretamente com a caixinha (queratina).

Trabalhar com máscaras de aminoácidos que as moléculas menores vai facilitar a absorção do fio, já que essas fissuras também são menores.

Veja no vídeo:

 

 

 


Report publication
    01180

    Recomended for you