Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

O que é peróxido de hidrogênio que usamos no salão?

O que é peróxido de hidrogênio que usamos no salão?
Elizete Jardim. Colorimetristaconsultora
Oct. 3 - 3 min read
0250


Quando falamos de peróxido de hidrogênio ou oxidante (água oxigenada) vem em nossa mente o que usamos no salão, mas oxidante é mais presente em nossa vida do que pensamos.

É um conhecido oxidante que pode ser formado naturalmente no nosso organismo para oxidação de células em processo de catálise, a diferença está na força e velocidade de reação oxidativa.

Oxidante, água oxigenada, peróxido de hidrogênio

O termo oxidante é por sua capacidade de reação oxidativa, o termo água oxigenada é por ser em água com dupla molécula de oxigênio, o termo peróxido de hidrogênio é por ser uma fórmula quimica com ligação dos átomos hidrogênio e oxigênio com capacidade de liberar oxigênio.


É usado para finalidades de clareamento, conservante, em água de piscina para combater microorganimos e também na indústria, antisséptico e cosmésticos.

A indústria química controla força e velocidade da oxidação do produto para cada finalidade que se apresenta. Por isso a fórmula é em diluição em água, tem agente quelante como o ácido etidronic com finalidade em formação de quelatos, ou seja, formar complexos hidrossolúveis, onde íons metálicos são envolvidos por ligações covalentes para sequestrar estes íons e estabilizar a fórmula. Outro  estabilizador como ácido fosfórico também utilizado como emulsificante, antioxidante e aromatizante.

O peróxido é altamene reativo, reage com tempeatura alta, luz e muitas substâncias, principamente metal e sais, dependendo da velocida da ação oxidativa se perde o momento do tempo e não dá tempo de ter o resultado que precisa. Peróxido líquido de 10 volumes é para ser usado como  antisséptico, ele reage com a enzima de catálise do sangue, por isso quando é colocado no machucado para desinfetar é percebido reação degradante infervecente. Nos produtos para a função que usamos de clareamento da melanina e depósito de pigmeto do cabelo, a indúsria controla a fórmula quimica que estabiliza a força e velocidade, por isso a coloração tem o tempo e a quantidade de tons de clareamento de acordo com a porcentagem de peróxido de hidrogênio.

O oxidante que conhecemos e usamos no salão é uma solução composta por água, creme e peróxido de hidrogênio, com porcentagem de 6% (20 volumes), 9% (30 volumes) e 12% (40 volumes). Quanto maior for a porcentagem  de peróxido de hidrogênio ou volumes, mais oxigênio é o que vai ser liberado em 1 litro de água  para  reduzir o poder oxidativo  e ter mais controle na instabilidade.

O que muda de uma marca para outra?

O principio ativo de clareamento é o mesmo.

Períxido de hidrogênio

As substância que compõem a fórmula podem ter melhor qualidade em estabilização, rendimento nas misturas que usamos para o clareamento do cabelo, diferencial na fragância, preço melhor sugestivo.

OBS: Não pode haver a presença de cloretos na composição porque  pode influenciar na degradação do peróxido, 



ƑƠƖ ƲM ƤƦƛȤЄƦ ƊƖƔƖƊƖƦ Ơ ƢƲЄ ƧЄƖ ƇƠM ƔƠƇê.

                                                   𝕰𝖑𝖎𝖟𝖊𝖙𝖊 𝕵𝖆𝖗𝖉𝖎𝖒 𝕮𝖔𝖑𝖔𝖗𝖎𝖒𝖊𝖙𝖗𝖎𝖘𝖙𝖆

                                                          F҉I҉C҉A҉ M҉E҉U҉ A҉B҉R҉A҉ÇO҉     



Report publication
    0250

    Recomended for you