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O que é padrão de qualidade no atendimento?

O que é padrão de qualidade no atendimento?
Vanessa Menezes
Jul. 23 - 4 min read
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Seguir uma linha de raciocínio, um passo a passo, método, tudo isso faz parte de um padrão de qualidade de atendimento.

Nenhuma grande empresa, nenhum grande nome se torna grande perante o público se não houver um padrão.  

Vamos entender mais sobre o que é Padrão de Qualidade?

Padrão quer dizer nada mais que um passo a passo e a palavra Qualidade é proveniente do latim, qualitatem, aparecendo pela primeira x em textos de Cícero enquanto traduzia Platão para a língua Romana. Tem como base o pronome "qualis", remetendo á pergunta "qual" buscando saber qual e o modo de ser de um objeto, de um fato ou de alguém.  Bem interessante, não?

No século xx, a Qualidade passou a ter uma definição baseada em conformidades. Foi estabelecido padrões mínimos para que produtos e serviços tivessem a qualidade exigida pela sua utilização, devendo ter características que lhe dessem o valor devido.

Sendo assim, a busca por qualidade levou a criação de órgãos certificadores para definir padrões de qualidade, tais como a ISO 9001, ISO 14001, SA 800 e PRODIR.  Essa criação foi ótima, contudo incentivando as empresas a criarem sistemas de gestão de qualidade, fazendo um controle em produtos e serviços. 

Esse conceito acabou por se espalhar entre as empresas, tornando - se uma necessidade para seu desenvolvimento e desempenho junto á sociedade de tal forma que uma empresa que não possua uma gestão de qualidade não demonstra seriedade e confiabilidade.

Com tudo isso que foi explicado, você acha que se fosse possível receber, se estivesse disponível a nós profissionais da beleza quem lhe daria um ISO? Logicamente, quem te dará esse certificado de qualidade serão seus clientes.

E grandes profissionais da área da beleza, profissionais esses que tem suas agendas lotadas, certamente tem um "certo " padrão de qualidade de atendimento, se não, não seriam tão  procurados. Nesses longos anos de profissão percebi que os profissionais que se mantém no topo e com pouca variação no fluxo de clientes em suas agendas, não são aqueles mais procurados apenas, de repente por uma sazonalidade, mas sim os que "conseguiram"  ISO e conseguem manter seus clientes o ano inteiro sem grandes variações em suas agendas.

Já vi profissionais terem notável ascensão, mas não conseguirem manter o sucesso, o que foi uma grande pena!

Vou dar o exemplo de uma grande empresa que você pode adotar para si.

Vou citar uma grande franquia, Mc Donald's

Você chega em frente e já reconhece pela fachada, quando entra, reconhece a decoração e quando vai fazer o pedido, o atendimento é padrão. Os lanches tem que vir iguaizinhos ao da foto! Quando vamos a uma franquia deste porte é passado a certeza de:

-BOM ATENDIMENTO 

-LUGAR LIMPO, AGRADÁVEL, ACONCHEGANTE 

-PONTUALIDADE

-INOVAÇÃO 

-SERVIÇO DE PONTA

-GARANTIA DE SATISFAÇÃO 

O porque eu citei a maior franquia do mundo? Porque quando a empresa, tem uma grande notoriedade, grande procura, é sinal de sucesso. 

E por que o cliente do Mc Donald's sempre volta?

Volta porque sabe exatamente o que vai encontrar e que não terá surpresas desagradáveis. 

Mas é claro que toda essa analogia é para comparar ao padrão de qualidade de trabalho de um cabeleireiro em questão, podendo ser aplicado em várias profissões, mas tudo isso analisado, ao se aplicar no seu dia dia, mudará para sempre a maneira como seus clientes te enxergam, porém para que haja mudança, você tem que mudar. Por isso adote uma política de qualidade para com os seus clientes, garanto que vale a pena!

 

Me siga no insta: @vanessamenezeshairstylist 

 

 

 

 

 

 

 


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