Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

O que é Neutralização e como Neutralizar o Fundo de Clareamento?

Neutralizar é tornar neutro, levar para o natural. Umas das maiores dificuldades que temos em nosso dia a dia como cabeleireiro é deixar um cabelo com coloração com aspecto natural, sem reflexos avermelhado, alaranjados e até chumbados por excesso de pigmentos.
Janiélly Ferreira da Silva
Jan. 10 - 5 min read
010


O que é Neutralização?

Neutralização é utilizada para apagar o fundo de clareamento quente, deixando os fios com aspectos mais naturais da cartela de cores, fazer com que cabelos com coloração fiquem com aspectos e cores naturais sem os temidos reflexos quentes. Quando fazemos uma coloração nos cabelos o fundo de clareamento tende a ficar exposto, esses são os famosos pigmentos indesejáveis, pois são cores quentes e que deixam as madeixas avermelhadas, alaranjadas e amareladas.

Fundo de Clareamento dos Cabelos.

Para fazer uma neutralização é necessário o conhecimento em Colorimetria capilar, e conhecer a estrela de Osvald que contêm as cores primárias, secundárias e as complementares, são cores que quando usadas de forma correta neutralizam, intensificam ou até mesmo direciona o reflexo das madeixas, e também conhecer o fundo de clareamento de cada altura de tom que o cabelo alcança.

Estrela de Osvald, Autor Desconhecido.

Acima na imagem a estrela de Osvald, onde mostra as cores que neutralizam os fundos de clareamento.

Para fazermos uma neutralização devemos saber quantos tons desejo abrir, e se o fundo de clareamento da cor desejada é vermelho, laranja ou amarelo.

O cabelo quando clareado deixa exposto o fundo de clareamento, seja ele descolorido ou colorido e se não for neutralizado fica exposto deixando as cores muito quente e até mesmo chamativas para ser usado dia a dia.



 Cada altura de tom possui um fundo de clareamento sendo eles;

Nas alturas 1ao 5 temos a presença do vermelho no fundo de clareamento, na altura de 6 temos o vermelho – laranja, na altura de 7 laranja, na altura de 8 temos o amarelo laranja, e na altura de 9 e 10 amarelo e amarelo claro.

Como fazer uma Neutralização?

Para fazermos a neutralização devemos saber qual fundo de clareamento neutralizar, então vamos começar com altura de tom 7.0. No fundo de clareamento 7, contém a presença de laranja, na estrela de Osvald o contrário de laranja é azul, então utilizamos azul para fazer essa neutralização.

Pois é teoria é fácil né? Então vamos aplicar na prática.

A cliente deseja um 7.0 como resultado, mas ela não quer um loiro médio com aquele famoso laranja(ovo). Para entregar um resultado satisfatório é importante lembrar da neutralização.

Nesse cabelo iremos adicionar base + reflexo azul, lembrando que nem todas as marcas possuem o reflexo azul nas colorações, então substituímos o azul pelo cinza (7.0+7.1), o azul (cinza) irá neutralizar o fundo de clareamento do cabelo fazendo com que o fundo não se revele levando o cabelo para uma cor natural sem reflexos indesejáveis.

a foto a seguir mostra um cabelo que foi feito mechas, mas a raiz da cliente é retocada com coloração 6.0, nesse cabelo foi utilizado o 6.0 e 6.1 da marca Alejandro Valiente e mais 0,5 cm de verde. assim consegui uma cor sem o vermelho  e sem o alaranjado do fundo de clareamento deixando o cabelo com uma cor natural e bem elegante para essa cliente.




Hoje algumas marcas no mercado já disponibiliza a coloração com fundo de pigmento apropriado para a neutralização, nesse caso em específico pode ser usado somente a base para colorir e ter o mesmo resultado.

Como eu sei qual Fundo de Clareamento Neutralizar?

A neutralização é direcionada pela cor desejada, ou seja, a cor que a cliente quer que fique nos cabelos após a coloração.

Quando estamos abrindo tons ou clareando os cabelos devemos neutralizar a cor que iremos chegar, seja ele um 7, 8, 9 ou 10. Isso inclui coloração e descoloração, ou seja, se vamos levar para 8.0 vamos neutralizar o fundo claremento do 8.0

Quando estamos fechando tons ou escurecendo devemos neutralizar a cor que iremos chegar também, seja ela 1, 3, 4 , 5 ou 6, ou seja, se vamos escurecer para o 4.0 iremos neutralizar o fundo de claremanto vermelho contido no castanho médio.

Em qualquer fundo de clareamento, quando queremos que a cor revele a cor natural devemos neutralizar o fundo de clareamento, seja ele na coloração ou na descoloração

Na Colorimetria ou entendemos de cores ou não entregamos resultados satisfatórios.

Por isso é importante conhecer os cabelos de nossas clientes, fazer o diagnostico para que a cor aplicada não seja a indesejada.


espero ter contibuido para esclarecer dúvidas recorrentes sobre o assunto.


por Janiélly Ferreira da Silva






Report publication
    010

    Recomended for you