Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

O que é melanina?

O que é melanina?
Elizete Jardim. Colorimetristaconsultora
Apr. 10 - 3 min read
0270

Em nossa profissão, a maior parte de nossos trabalhos estão relacionados a cor. Entender o que é melanina e como ela acontece no cabelo é importante, pois em  seu trabalho você faz alterações de cores.

É importante não confundir cor melanina com fundo de clareamento. Tenho visto questionamentos que no cabelo não tem a cor primária azul, mas sim marrom, vermelho, amarelo. Segundo quem defende essa tese usa como base de raciocínio a cor melanina, e as cores que são vistas no cabelo no processo de descoloração.

Porém, ao usar como base a cor da melanina para sustentar essa tese não pode deixar de lado que melanina se trata de pigmento em cor neutra, assim as quantidades de cores primárias estão lá presentes em quantidades diferentes para cada altura de cor natural.

Mas por que o azul não é visualizado na descoloração e sim o marrom? Porque no início da descoloração vai se desconstruindo a cor neutra onde o azul estaria presente como uma das cores primárias para inciar as cores de resíduos de cores primárias, que é o fundo de clareamento.

Então fica bem claro, fundo de clareamento não é o mesmo que melanina, na melanina é visualizado cor neutra (neutralizado), em fundo de clareamento é visualizado resíduo de cores (cores primárias).

A melanina está presente na pele e nos pelos. Como minha especialidade é colorimetria capilar quero falar com você sobre a melanina que está no fio do cabelo.

O que é melanina?

Um tipo de proteína produzida nos melanócitos, a partir de um aminoácido tirosina.

Melanina é a cor em quantidade exata em cor natural.

Os melanócitos são derivados dos melanoblastos, estão localizados na epiderme do couro cabeludo no formato de glóbulos, entram nas células os queratinócitos e liberam a melanina. Um melanócito pode interagir com mais de 30 queratinócitos diferentes no interior dos melanócitos.

Organelas elípticos de nome melanossomos-  É como uma fábrica dentro do melanócito.

Existem organelas elípticos de nome melanossomos, é nesse ambiente que a melanina é produzida... quanto mais melanossomos os melanócitos tiver, mais pigmentados serão os cabelos.

Existem dois tipos de melaninas Eumelanina e Feomelanina.

Eumelanina > tem  mais peso molecular por ser maior e está em maior qualidade nas alturas de 1 a 5 em base no cabelo preto e castanho.

Feomelanina > tem menor peso molecular por ser de tamanho menor e em menor quantidade. Está presente nas base de 6 a 10, nos loiros, a melanina em cor cobre se trata de uma anomalia fisiológica em algum momento na interação entre Eumelanina e Feomelanina.

Sabendo que você vai aplicar cor cosmética em fio de cabelo que já contém cor é preciso saber qual é a quantidade e a cor que deve ser aplicada.

Espero que essas informações sobre o que é melanina te ajude.

Até breve nos vemos por aqui no Educadores da Beleza!


Report publication
    0270

    Recomended for you