[ editar artigo]

O que é Matização?

O que é Matização?

A muito tempo atrás era feito o uso de matização nos cabelos descoloridos.

Mas o que é essa matização?

É quando você não leva em conta, fundo de clareamento, fixação da cor e até mesmo direcionar um reflexo. Você simplesmente descolore o cabelo o máximo possível e faz o uso de máscaras com pigmentos, violeta, azul e até mesmo preta.

Havia um tempo onde os profissionais acreditavam também que tonalizar com coloração preta e máscara branca, já era o suficiente. 

Mas o que acontece se você fizer isso?

Após uma ou duas lavagens esse cabelo ficará com o fundo de clareamento a mostra, deixando esse loiro, o famoso loiro "cor de ovo", aí então o cliente vai usar e abusar das máscaras e shampoos de pigmento, para fazer o cabelo voltar a ser como ele ficou antes, mas não é bem assim.

O uso recorrente desse produto, poderá trazer aos seus cabelos grandes malefícios como, porosidade ressecamento e fragilidade ao fio. Então, o que é correto fazer? Calma, vou te ajudar a entender um ponto que irá mudar sua forma de pensar. 

Quando falamos em tonalização muitos profissionais pensam que é besteira, mas veja só, o tonalizande é a base de ethalonamina, dhieta e trietalonamina,  não contem hidróxido de amônio, então aqui já ganhou um ponto, pois sabemos que o mesmo fará uma grande dilatação de cutícula e danificará esse cabelo ainda mais. Ele também é um depósito de pigmento, que é o que precisamos também. No cabelo sabemos que contém fundo de clareamento e esse está a mostra, e o tonalizante usado na altura correta poderá, neutralizar ou direcionar o reflexo, sendo feito tempo de pausa de 25 minutos. Esse cabelo você irá perceber o brilho, a fixação da cor será totalmente outra, a durabilidade também, o cliente não precisará ficar usando os shampoos de pigmentos, pois terá a sua cor de desejo por muito mais tempo, e muito mais saudável. 

Entendendo assim a diferença entre matização e tonalização, podemos concluir que o correto a se fazer após uma descoloração é a tonalização neste cabelo, e sempre claro, finalizar com um bom tratamento de reconstrução. 

Espero ter ajudado você a entender o que é a matização e ter feito você aprender a forma correta de realizar em um processo de mexas.

Qualquer dúvida estou a sua disposição,

Thais Schmidt

Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Ler conteúdo completo
Indicados para você