Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

O QUE É DECAPAGEM ??

O QUE É DECAPAGEM ??
Lucas Marconato
Sep. 27 - 9 min read
0390

Olá amigos, nessa matéria quero falar com vocês não apenas sobre Decapagem, que é o título do texto, mas também sobre Descoloração e sobre Clareamento, para que você entenda a diferença entre eles. 

Vamos começar com Clareamento

Clareamento é quando o cabelo está natural, ou seja, quando esse cabelo se encontra todo sem nenhuma cor cosmética. Muitos falam que seria um cabelo virgem, que nunca foi pintado, mas essa expressão de linguagem não é técnica, ao se referir a esse conceito o correto é dizermos que o cabelo é natural, sem cor cosmética.

Cor cosmética é uma coloração aplicada no cabelo que muda a cor natural do fio do cabelo, porque se queremos fazer um clareamento o cabelo não pode estar colorido, pelo fato que uma coloração não tem poder para clarear outra coloração, ou como se diz o termo popular que "tinta não clareia tinta".

Esse clareamento, ao fazer no cabelo, ele pode ser em partes ou por completo. Em partes pode ser feito algumas mechas sem precisar descolorir, apenas clareando utilizando a coloração e a água oxigenada e aplicando nas partes de desejo para revelar tons mais claros, ou clarear em partes também pode ser aplicando somente na raiz do cabelo, isso se dá como um retoque de coloração, onde o cabelo já está colorido, mas a raiz por ser natural, por conta do crescimento do cabelo precisa também ser clareada para que todo o cabelo fique uniforme. Outra forma de clarear é fazer o procedimento por completo que envolve a aplicação no cabelo todo, que seria raiz, comprimento e pontas.

O que é preciso para fazer um clareamento?

1=  Como já apresentei no início o cabelo precisa ser natural, sem estar colorido com uma cor cosmética, e isso se identifica com um diagnóstico antes de iniciar o processo.

2= Para fazer o clareamento em partes ou por completo, vamos precisar da coloração e da água oxigenada, ox ou peróxido de hidrogênio que seria a mesma coisa, (nessa matéria vou usar o termo água oxigenada como já usei no início da matéria)

3= A escolha da coloração, para fazer o clareamento devemos utilizar uma coloração permanente, e nunca um tonalizante, mais qual a diferença entre uma coloração permanente e um tonalizante?

Veja essa matéria clicando no link abaixo para entender melhor:

https://equipevalente.com.br/manage.app#!/content/articles/5a7b91c3cf7d112ee6cd8534

Antes da escolha da coloração é preciso identificar qual é o desejo da cliente, e depois escolher a coloração correta, com o reflexo correto, para que o desejo da cliente seja entregue no trabalho de clareamento.

4= A escolha da água oxigenada- para saber escolher a água oxigenada é preciso saber quantos tons iremos clarear no processo de clareamento, pois é a água oxigenada que determina quantos tons vamos clarear no processo de clareamento com coloração. A água oxigenada pode ser de 20 volumes, 30 volumes ou 40 volumes. No processo do diagnóstico do cabelo, já é possível analisar a cor natural e se ele é um cabelo fino ou grosso, para assim escolher a volumagem correta para o clareamento, e descobrir se vamos clarear 1,2,3 ou 4 tons.

DESCOLORAÇÃO

A descoloração acontece quando descolorimos o cabelo natural. Ela pode ser feita em partes ou por completo e nesse processo de descoloração é muito importante analisar e fazer o diagnóstico correto no cabelo antes de iniciar o processo de descoloração, mesmo que o cabelo seja natural sem nunca ter feito nenhum processo químico o diagnóstico precisa ser realizado, para que o profissional tenha segurança e certeza que o procedimento de descoloração não irá causar danos maiores ao cabelo, independentemente se a descoloração seja feita em partes ou por completo, o diagnóstico é muito importante. 

A descoloração é feita quando não é possível clarear mais de 4 tons com a coloração no processo de clareamento, então se usa a técnica de descoloração.

Quanto ao processo de executar o trabalho por completo no cabelo, é preciso ter cuidado ao se descolorir o cabelo inteiro, sempre será preciso, ao aplicar todo o descolorante no cabelo deixar de 1 a 2 centímetros de distância do couro cabeludo, pois o couro cabeludo por ser em uma temperatura mais quente que no comprimento e pontas vai acabar descolorindo mais rápido que o comprimento e pontas, então por esse motivo deve ser aplicado por último no couro cabeludo, quando o comprimento e pontas estiverem no fundo de clareamento desejado, aí sim a aplicação do descolorante deve ser feita no couro cabeludo.

Quando o processo de descoloração for realizado por partes no cabelo natural, a aplicação deve ser feita em um único momento, e as partes que serão descoloridas devem ser envolvidas em papel alumínio, para que não atinja o restante do cabelo que permanecerá natural.

O que é preciso para fazer o processo de descoloração?

No processo de descoloração precisamos da água oxigenada e do pó descolorante, a água oxigenada pode estar sendo utilizada de 20,30 ou 40 volumes. A volumagem da água oxigenada irá depender de como está a saúde do fio do cabelo, quanto maior for a volumagem da água oxigenada, mais rápido será o processo de descoloração, pois no processo de descoloração o que irá determinar quantos tons o cabelo vai clarear não é a volumagem da água oxigenada e sim o tempo em que o produto ficará agindo no cabelo, diferente do processo de clareamento com a coloração que o que determina o clareamento não é o tempo e sim a volumagem da água oxigenada. Então o que é preciso para realizar o processo de descoloração que envolve produtos é o pó descolorante e a água oxigenada, é claro que após esse processo de descoloração também será preciso da coloração ou tonalizante e um bom tratamento para finalizar o cabelo, mas isso seria um passo a se iniciar após a descoloração.   

DECAPAGEM 

E agora vamos falar sobre o tema dessa matéria: DECAPAGEM.

Você já aprendeu nesse post que o clareamento é quando clareamos o cabelo natural com coloração, por completo ou em partes, e também que a descoloração é quando clareamos o cabelo natural com o pó descolorante por completo ou em partes.

A decapagem também é feita com o pó descolorante e a água oxigenada, porém o cabelo não se encontra natural, e sim com cor cosmética. O procedimento de diagnóstico quando for fazer a decapagem também deve ser levado em conta, principalmente porque está realizando o processo em um cabelo que já contém um procedimento químico que seria a coloração... então o processo de diagnóstico deve ser levado a serio!

A decapagem pode ser feita em partes ou por completo no cabelo. Nesse processo pode ser utilizada a água oxigenada de 20, 30 ou 40 volumes, quando o diagnóstico está sendo feito com o teste de mechas antes de iniciar o processo, já é possível perceber qual a força da água oxigenada a se trabalhar no processo de decapagem, sem que o cabelo seja danificado.

Outro fator que deve ser levado em conta, e é muito importante no processo de decapagem (lembrando que a decapagem é realizada quando o cabelo não é natural e sim com cor cosmética) é o fundo de clareamento que vai ser revelado, pois em um cabelo que se encontra com cor cosmética, ele é mais intenso que o fundo de clareamento de um cabelo natural. Isso acontece por conta dos pigmentos que ainda ficaram acoplados no córtex do cabelo e não foram removidos por completo na decapagem, ficando ali resíduos de cor cosmética, e revelando um fundo de clareamento mais intenso ou mais quente.

Diante dos 3 processos, o clareamento, a descoloração e a decapagem, você pode perceber que existe uma grande diferença entre eles, e fatores importantes que devem ser levados em conta para ter um bom resultado no processo final.  Lembrando também que após qualquer um dos procedimentos realizados, finalizar o cabelo com um bom tratamento é fundamental para que o cabelo receba novamente os nutrientes que foram perdidos  nos processos. 

 

Deixe aqui seu comentário sobre essa matéria, e sua pergunta sobre esse assunto, que terei o prazer de conversar com todos 

Um grande abraço.

 

LUCAS MARCONATO COLORIMETRISTA 

Instagram: lucasmarconatocolorimetrista

"O conhecimento nos leva a direções certas"


Report publication
    0390

    Recomended for you