Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

O que é Colorimetria Capilar?

O que é Colorimetria Capilar?
Osvaldo Morroni
May. 15 - 3 min read
0630

Em quase todos, se não todos, os textos que são postados aqui no Educadores da Beleza há a citação dessa maravilhosa gama de conhecimentos, por isso vim aqui para esboçar um pouco mais a respeito.

A Colorimetria Capilar foi desenvolvida única e exclusivamente para nós, profissionais cabeleireiros colorimetristas e, devido sua serventia, ela recebe esse nome único.

Existe colorimetria para várias outras coisas no mundo em que vivemos, como por exemplo, as artes em pinturas de quadros, têxteis, tintas de paredes e muito mais... Mas aqui você só terá informações e dicas sobre a Colorimetria Capilar.

Seja bem-vindo!

Eu sou Osvaldo Morroni, cabeleireiro colorimetrista, supervisor e tutor nos cursos online de Alejandro Valente e agora aqui como aspirante a blogueiro, (que responsabilidade, hehehe).

Espero poder acrescentar algo na sua vida profissional, até mesmo de você cliente, para quando for ao seu cabeleireiro poder ter uma conversa de igual para igual com ele. 

Isso mesmo, as coisas estão mudando e você também pode fazer parte desse universo. Então vamos ao que interessa, ao tema: Colorimetria Capilar!

Colorimetria Capilar

O nome já diz: cor, ou estudo das cores, no nosso caso cores dos cabelos. Esse assunto envolve químicas como colorações e cores naturais dos nossos cabelos e tudo que se destina a criar as cores de desejo das pessoas, principalmente dos nossos clientes.

Para isso, precisamos saber a fundo de cor, o que usar e como usar. Envolve matemática da cor e conhecimentos para saber distinguir o que é um fundo de cor e fundo de clareamento dos cabelos.

Infelizmente, a colorimetria capilar ainda é uma fronteira a ser ultrapassada por muitos profissionais da área de beleza, que nem imaginam que isso faz parte de tudo o que ele executa no seu dia a dia dentro do salão.

Falo isso com propriedade, pois há 1 ano eu não sabia nada de colorimetria capilar e olhem que sou cabeleireiro há 32 anos. Quanto tempo perdido... mas ainda em tempo de mudar isso para muitos outros profissionais!

Muitos de nós, quando ouvimos a palavra colorimetria, já logo imaginamos a Estrela de Oswald (até 1 ano atrás eu achava que essa estrela era apenas uma estrela de cores), mas a colorimetria capilar vai muito além dessa Estrela.

Precisamos levar em conta muitos outros fatores como a cor que existe no nosso cabelo (a cor natural), o fundo de clareamento, a cor a ser aplicada e, ao juntarmos tudo isso, precisamos agora entender da matemática da colorimetria - um assunto para outro editorial...

Mas para encerrar esse artigo, de hoje, quero lhes responder o que é a Colorimetria Capilar.

Nada mais é que a ciência que estuda as cores dos cabelos, destinadas aos profissionais cabeleireiros.

Esse estudo facilita - e muito! - nossa vida no salão, nos dando condições de administrar o produto certo. Isso acaba por facilitar também, mesmo que indiretamente, o trato com nosso público: clientes, com seus desejos de criarem novos visuais e de mudanças.

Dê uma olhada no vídeo do Professor Alejandro Valente:

 

Viu, por isso eu amo o que faço, até o próximo encontro!

Osvaldo Morroni


Report publication
    0630

    Recomended for you