Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como aprender tudo sobre colorimetria capilar

Como aprender tudo sobre colorimetria capilar
Alejandro Valente
out. 9 - 23 min de leitura
01640

Você quer saber tudo sobre colorimetria capilar? Então aqui com certeza você terá esse esclarecimento. A colorimetria capilar é um mistério para muitos profissionais da beleza que praticam descoloração e coloração capilar. Mas você não terá mais esse problema, porque preparei este artigo pra você entender mesmo tudo sobre colorimetria capilar.

Não é raro um profissional com anos de experiência produzindo um único resultado. Já vi isso muitas vezes. Porém, o que eu quero que você entenda efetivamente está além da fórmula perfeita que cria um resultado dentro daquela zona de conforto.

Não é disso que se trata esse texto.

Aqui quero mesmo trazer para você algo que seja relevante ao aprendizado. Quero que você aprenda a controlar todo o processo químico para conseguir o resultado que sua cliente deseja. Afinal de contas, somos reconhecidos por nossos resultados, não por nossas intenções. Cliente não compra intenção, não é mesmo? Cliente quer ver o resultado. Cliente quer se sentir bonita tal como ela idealizou quando sentou em sua cadeira. Por isso, este texto.

E o que você vai aprender aqui?

  1. O que é colorimetria?
  2. O que é colorimetria capilar?
  3. É possível controlar o resultado em colorimetria?
  4. Como aprender tudo sobre colorimetria capilar?
  5. Como entender a matemática das cores?
  6. Como entender a Estrela da Colorimetria ou Estrela de Oswald?
  7. Por que devo fazer o teste de mechas?
  8. Como dominar o resultado na hora de usar a coloração capilar?
  9. Por que devo entender colorimetria capilar?

Ufa!

E no final ainda vou dar uma dica vencedora para os colorimetristas em geral.

Tudo isso, Alejandro? Estou imaginando você falar isso ao ler as perguntas.

Calma.

Você irá entender tudo o que estou propondo aqui porque será uma jornada de leitura bastante simples e extremamente estimulante. Não trarei aqui teorias ou conceitos densos. Quero mesmo que você aprenda colorimetria e se torne um profissional de grande sucesso.

Você sabe o que significa ser um profissional de salão de beleza de sucesso? Eu sei. Posso dizer que o conhecimento sobre colorimetria capilar me libertou.

Profissional de sucesso é aquele que tem sua agenda de atendimento cheia. Não possui mais horários porque as clientes se acumulam em filas de espera ou semanas de expectativa para sentar em sua cadeira. Quando o profissional tem sucesso, ele tem um imã fortíssimo que chama atenção de todos no ambiente. Ele nunca tem problemas com dinheiro, porque isso é sempre uma constante em sua vida. Seja pelos clientes ou pelas empresas, você será sempre procurado e terá a luz do conhecimento como principal vetor. Isso é sucesso!

Você quer sucesso? Então aprenda! Tudo aquilo que estou colocando aqui, leia! Este é o caminho para ser uma pessoa mais apreciada profissionalmente. E suas clientes serão mulheres realizadas. Mas como criar este ambiente de prosperidade? Vamos aprender colorimetria para você gerar resultados de transformação em suas clientes.

Que tal criar este cabelo platinado em sua cliente?

Que tal conseguir controlar o resultado deste cabelo marsala?

Como você pode chegar neste resultado extraordinário de mechas?

Você vai entender se aprofundando nestes conhecimentos. Certo? Vamos lá?

1) O que é colorimetria?

Colorimetria é o estudo da cor. “A ciência que estuda as cores” é o termo dado ao conceito de determinar com precisão classificação de cores por conta de sua saturação, matiz e intensidade. Esse conceito não é exclusivo da coloração capilar, porque vemos esse conhecimento associado a todos aqueles que mexem de alguma forma com cores, tais como fotógrafos, designers, artistas plásticos, empresas de tintas acrílicas, enfim. O termo é associado ao manuseio das nuances que uma cor apresenta em algum aspecto.

Como se encaixa este conceito para os cabeleireiros e cabeleireiras? Quando estamos em plena ação mexendo com nossas alquimias na coloração capilar. E isso abre o entendimento para abordarmos a próxima questão.

2) O que é colorimetria capilar?

Agora imagine o conceito de nuances de cor com variações em suas respectivas matizes, saturações e intensidades, associado a química dirigida para a capilaridade de seus fios de cabelo. É disso que se trata a colorimetria capilar.

Como diria minha avó, trocando em miúdos, significa que a colorimetria capilar é a ciência que forma as diversas combinações de cores nos fios de cabelos provocadas por estímulos químicos. Você controla a cor que deseja alcançar neste processo. Tudo isso é uma questão de matemática.

Matemática? Como assim, Alejandro?

Sim, trata-se de um conhecimento exato. Lógico. É matemática. Tal como aprendemos na escola quando brincávamos de massinha colorida ou tinta guache lembra? Tanto é verdade que eu gravei um vídeo no meu canal do YouTube e você pode assistir agora aqui:

Quando criamos nossas cores, temos que dominar essa matemática para atingir o resultado que planejamos.

Se os seus resultados estão dando cores inesperadas ao que você gostaria, algo está errado em suas alquimias. Por isso você deve prestar bastante atenção nos fundamentos da colorimetria.

Mas, você deve estar se perguntando se é possível controlar o resultado que as colorações capilares revelam, não é mesmo? Isso é um papo para a próxima pergunta:

3) É possível controlar o resultado na colorimetria?

Tem que ser possível. Isso é uma regra básica de qualquer colorimetrista profissional. Você deve atingir sim o resultado que planeja levando em consideração o diagnóstico e uma série de informações coletadas na conversa que você deve ter com sua cliente.

Antes eu preciso que você lembre de uma coisa: a cor que você quer revelar no cabelo de sua cliente é a cor aplicada? Claro que não! Para você revelar a cor desejada, precisa prestar bastante atenção na cor que está o fundo de clareamento. Opa! Acabei de revelar uma das informações mais importantes do mundo da colorimetria capilar.

Escreverei de novo aqui e darei grande destaque:

Para você revelar a cor desejada, precisa prestar bastante atenção na cor que está o fundo de clareamento.

Quer ver como identificar o fundo de clareamento? Então acesse esse vídeo no YouTube falando sobre isso.

Talvez esteja aí um dos grandes problemas que vejo quando há queixas sobre as dificuldades de se aprender colorimetria capilar. Os profissionais da beleza não levam essa regra a sério assim como não levam a sério que o cabelo também tem cor natural e em muitos casos cor cosmética. Eles, às vezes, nem sabem que essa lógica precisa ser construída dentro do planejamento.

— O quê, Alejandro? Precisamos planejar a cor do cabelo?

Sim. Esse processo depois de prático vira automático dentro de suas ações de atendimento. Porém, no início, ele deve ser mecanizado mesmo. Tem cabeleireiro e cabeleireira que faz até continhas em rascunhos pra calcular as porcentagens ideais para o tom adequado nos fios de cabelos. E realmente é assim!

Colorimetria é compostas de medidas e matemática exata. Você alcançará essa maturidade. Você quer se tornar um profissional de sucesso, não é mesmo?

Veja como aos poucos estamos revelando os segredos da colorimetria sem você perceber.

Quer outro segredo? Sabe onde identificamos a certeza de nosso planejamento de tom nos cabelos dos nossos clientes? Calma. Leia este texto até o final que eu conto este segredo.

Quanta informação estou colocando aqui, não é mesmo? Isso é muito importante porque agora quero lhe mostrar uma metodologia para entender definitivamente o processo de coloração capilar como alquimia.

4) Como aprender tudo sobre colorimetria capilar?

Tudo na vida é melhor caso seja executado como um processo planejado. Eu entendi que para ser um educador eficiente e ter tantas pessoas em meus cursos de Colorimetria Avançada, deveria desenhar uma metodologia que fosse acessível.

Quando abro turmas no meu curso online de Colorimetria Avançada, imediatamente mostro aos alunos na primeira semana uma quantidade gigantesca de informações capazes de transformar realidades.

Não é difícil ter relatos de alunos que na primeira semana já falam sobre transformação de sucesso em suas cadeiras. Quando começamos a estudar colorimetria por esta metodologia, os resultados são evidentes se praticados corretamente.

Por isso é importante estabelecer uma metodologia de aprendizado do conhecimento de colorimetria capilar. 

A metodologia de aprendizado é bastante importante. Uma outra forma de você ter acesso a este conhecimento que organizei é baixando o meu E-book. (livro online).

Assim você poderá estudar pela minha metodologia. E terá muito mais força na hora de compreender as reações que os cabelos têm ao contato com as colorações capilares ou mesmo outros processos como tratamento, matização, tonalização, neutralização, cobertura de brancos... entre outros.

Acredito que a melhor forma de lhe ajudar é dar a você todo o meu conhecimento organizado para qualificar o tempo que você terá nesta jornada de conhecimento.

Aproveite. Eu gostaria muito de ter contato com esse conhecimento disponível quando comecei anos atrás.

Você não precisa sofrer agora com a falta de informação de qualidade dentro do mundo da colorimetria.

5) Como entender a matemática das cores?

A partir do momento que você está imerso nestes estudos, surge então a área da lógica no mundo dos alquimistas capilares. E neste momento você precisa mesmo entender que 2 + 2 sempre dará o resultado 4, não é mesmo? Desde a pré-história que há esse conhecimento, e provavelmente, quando o mundo acabar daqui uns 4 bilhões de anos, o resultado também será este.

O que significa isso? Estou lhe dizendo que você aprenderá colorimetria como aprendeu matemática. Ao compreender a lógica das cores, você será capaz de fazer todo o processo controlando o resultado desde o início.

A matemática das cores é uma equação lógica, porque se misturarmos as proporções adequadas teremos o resultado de cores planejado. Veja o exemplo:

Olhe como as cores primárias são fundamentais para revelar as cores secundárias. Nunca irá mudar esta lógica.

Se eu misturar o amarelo com o azul em proporções iguais, o que dará de resultado?

Verde!

Se eu misturar o amarelo com o vermelho em proporções iguais, o que revela?

O laranja!

Perceba como são cálculos matemáticos que criam os resultados de cores.

E o Fundo de Clareamento?

Essas cores primárias e secundárias são aos cores que compõem a melanina do cabelo e ao descolorir tais cores são revelados resíduos de cor (que é o que denominamos de fundo de clareamento).

Agora você começa a perceber o que representa neste processo o fundo de clareamento, não é mesmo? Isso porque quando estamos falando de colorimetria capilar, devemos levar em consideração a cor que o fio de cabelo também acrescenta a esta conta matemática.

Quando acontece a descoloração dos cabelos, isso revela o tom do fundo de clareamento. Você deve ser levar em conta isso, porque esta cor que fica na despigmentação capilar também representa um valor a ser agregado.

A cor natural soma com a cor aplicada no cabelo.

A cor de fundo de clareamento soma com a cor aplicada no cabelo.

Nesta imagem você pode perceber como o tom do fio pode criar uma nuance de cor a ser levada em consideração. Esta nuance é representada por um numero em especial. Isso inclusive faz a gente ter entendimento sobre cores e suas variações. Sobre cores naturais e seus muitos reflexos

E você até hoje ainda não entendeu como interpretar a Estrela de Oswald?

Então quero convidar você a abordar este assunto e você aprender de uma forma mais simples como interpretar a ferramenta mais básica da colorimetria capilar.

6) Como entender a Estrela da Colorimetria ou Estrela de Oswald?

Já ouviu falar sobre o Círculo Cromático? A Esfera de Cores? A Estrela de Oswald?

Estas nomenclaturas são todas iguais para referenciar uma ferramenta fundamental para o colorimetrista. O estudo deste processo com a ferramenta da Estrela de Oswald é o princípio para você entender definitivamente a colorimetria.

Assista este vídeo e você entenderá como estes conhecimentos são essenciais para você melhorar em procedimentos que provavelmente estão acontecendo de forma instintiva ou contando com a sorte.

Colorimetria não é sorte, mas metodologia.

Eu falo muito sobre os três pilares da colorimetria. Isso é a base de conhecimento para você entender qual é o resultado para entregar à cliente.

E como esses pilares convergem no resultado. É impressionante como esse conhecimento que entrego a você no vídeo (e tantos outros vídeos que tenho no YouTube) é a base lógica para você conquistar, efetivamente, o sucesso.

Entregar resultados é a base para fazer a sua vida mudar de realidade.

Entregar resultados é dar a sua cliente a beleza que ela espera.

No entanto, tome cuidado para não cair em armadilhas por conta de sua suposta arrogância ao atingir um grau de conhecimento. Cuidado para não querer adivinhar a capacidade dos fios.

Às vezes, nossas clientes querem resultados que os fios de cabelo não aguentam. Nem sempre os fios estão prontos para aguentarem os processos químicos que a colorimetria exige.

Sabe como você pode fazer para ter a certeza de que o cabelo da cliente aguenta aquilo que ela quer?

Fazendo o teste de mechas.

7) Por que devo fazer o teste de mechas?

Eu falo muito isso dentro de minhas redes sociais e principalmente para meus alunos. Esse teste de mechas faz com que você tenha condições de criar resultados com grande margem de segurança sobre os processos químicos que o cabelo pode suportar.

Não é raro que a cliente chega nos salões louca por uma descoloração total. Mulheres querem mudar o visual, principalmente quando estão sensíveis ou em dificuldades. Mulheres precisam se tornar diferentes em algum aspecto quando sentem a necessidade de mudar. E a radicalização muitas vezes pode fazer você cair em armadilhas.

Como você vai se proteger dentro desta ansiedade da cliente? Como saber se a cliente aguenta uma descoloração total? Como saber se ela aguenta uma decapagem? Ou mesmo mechas? E como saber qual é a coloração capilar adequada na aplicação deste processo?

E se o cabelo começar a esquentar durante a descoloração? E se o cabelo começar a quebrar antes de dar o tempo programado (tempo de pausa) para tirar o produto?

E se o cabelo da sua cliente está vindo de outro salão de beleza e os fios apresentam formol por conta das progressiva ou incompatibilidades químicas?

Viu como são muitas as informações que você precisa antes de decidir o resultado possível?

Por isso, é extremamente importante você fazer um teste de mechas.

Eu levo esse processo tão a sério que faz parte de minhas palestras e workshops esta prática (qualquer cabelo que eu vá transformar, sempre faço o teste de mechas). Não por capricho ou por insegurança. Pelo contrário, por ser zeloso com a segurança de minhas clientes e também por minha própria segurança.

Já vi muitos profissionais perderem o emprego, perderem a credibilidade ou mesmo perderem a liberdade por serem negligentes. Teste de mechas protege você e sua cliente. Além disso, ele faz você saber exatamente qual é a altura do fundo de clareamento que o cabelo permite alcançar sem comprometer a resistência dos fios

Teste de mechas é como o hábito de andar nos carros com cinto de segurança.

Veja este vídeo que gravei dentro da Hair Brasil em 2016 durante meu workshop avançado intitulado Mão na Massa.

Eu mostro também como você pode determinar a força do fio durante o teste de mechas e como isso representa um grande critério dentro de seu planejamento como colorimetrista para entregar resultado.

Se você ainda não tem o costume de fazer o teste de mechas, sugiro que adote este hábito imediatamente. Não tem coisa mais segura para o cabeleireiro e cabeleireira este processo. Assim você consegue dar muito mais segurança e precisão em suas alquimias.

Por vivermos um momento em que existem muitos produtos e pouca informação sobre o que são, o teste de mechas é o nosso maior aliado contra uma cliente descontente e processos jurídicos

8) Como dominar o resultado na hora de usar a coloração capilar?

Esta resposta é simples. Aprendendo e aprendendo cada vez mais. Além de aprender, você também precisa aplicar todo esse conhecimento em suas práticas.

Infelizmente reconheço como é difícil encontrar ambientes de aprendizado que possam lhe ajudar a sanar dúvidas e educar. São muitos os eventos e palestras, mas elas estão sempre dirigidas aos interesses das marcas.

Não acho errado, mas infelizmente são as únicas iniciativas que eu via antes de montar meu canal do YouTube. Quem sabe no futuro hajam iniciativas para construir um ambiente mais preparado para conhecimento e menos para propagandas.

Por que digo isso?

Porque eu tive que construir esta realidade para mim. Tive que encontrar formas para dar a meus alunos ambientes que fossem preparados para estudar colorimetria. Um ambiente neutro em que ensino colorimetria por colorimetria.

Eu entendo que o conhecimento liberta. Por isso sou um apaixonado por estudo. Até hoje sempre estou buscando aprender mais e mais para ter acesso a novas formas de criar cores e beleza.

Outra informação relevante para dominar as colorações capilares é conhecer as marcas. Não acredite no que os outros dizem. Aprenda a definir suas preferências pela forma como você se adequa aos processos químicos. Saiba fazer os laboratórios e  decidir se vai usar essa ou aquela marca pelo resultado que promovem no cabelo e não pela embalagem ou marketing. Cada marca é uma fórmula diferente em algum aspecto. Nem as numerações (nomenclaturas) das cores de determinadas empresas batem de acordo com o catálogo da outra empresa.

Se nós, cabeleireiros e cabeleireiras, somos eficientes na entrega de cores perfeitas às clientes, então estamos entregando beleza, autoestima, empoderamento para as mulheres.

Homens também gostam de colorir cabelos, mas para a grande maioria o relacionamento da cor do cabelo não tem tanta intimidade com a personalidade feminina. Faz parte da natureza da mulher ter seu cabelo lindo.

Quanto mais você aprende e domina colorimetria capilar, mais você entrega resultado para sua cliente. E resultado de sucesso é desejo atendido.

9) O que eu devo levar em consideração na avaliação de um cabelo?

São informações essenciais dentro de seu plano de ação:

  • Brilho;
  • Porosidade;
  • Resistência elástica ou elasticidade do fio;
  • Fragilidade do fio (resistência);
  • Corte químico (incompatibilidade entre químicas);
  • Colorações e outras químicas presentes no cabelo.

Mesmo tendo anos de experiência no salão de beleza, cabeleireiros ficam muito inseguros quando estão num processo químico. Por isso estas informações são relevantes dentro da colorimetria capilar. Porque desta forma você consegue fazer um diagnóstico da saúde capilar de sua cliente.

Tenha atenção às clientes que chegam em seu salão de beleza com aquela ansiedade terrível para ficar completamente diferente. Elas geralmente preferem o tom platinado para evidenciar força em sua beleza. Porém, talvez isso não seja possível por conta da saúde dos fios.

Percebeu como os critérios são essenciais para você ter uma clareza em sua avaliação profissional? Nem todas estão aptas a ter cabelos com a cor desejada, mas existem inúmeras estratégias para conquistar o resultado desejado. E neste processo, as avaliações calcadas por estes critérios são assertivas.

Um dos critérios é identificar se o cabelo está poroso, não é mesmo? Eu fiz um vídeo falando sobre isso dentro do meu canal do YouTube. Que tal você assistir e compreender melhor sobre o assunto?

E o corte químico?

Eu também fiz um vídeo falando sobre isso. É mais interessante você assistir e compreender também sobre este critério bastante importante dentro de seu diagnóstico capilar.

Dica vencedora para qualquer colorimetrista!

Lembra da promessa que lhe fiz no início deste texto? Aqui está!

Busque a opinião de outros profissionais...

...na hora de encontrar uma marca de qualidade para suas alquimias capilares. Existem hoje em dia inúmeras marcas para os diferentes tipos de processos químicos e colorações capilares. Não há cores perfeitas ou produtos perfeitos.

No entanto, você pode encontrar o produto que mais vai atender suas expectativas de resultados dentro de suas escolhas e da matemática da cor.

Depois de pesquisar sobre os produtos e marcas, você pode fazer suas próprias experiências.

Eu mesmo vivo recebendo produtos de variadas áreas da beleza. Neste processo eu sempre estou fazendo testes para entender o que aquela marca traz de inovação ou novidade. Muitas marcas prometem resultados, mas quando postos à prova, percebemos que a promessa da embalagem não corresponde. Por isso eu testo. Faça seus testes com cabelos e mechas.

Aprenda a entender a matemática da cor em seus processos práticos.

Tenha uma equipe para lhe auxiliar. Todo o processo de colorimetria é bastante complexo. Desde a escolha dos produtos até o tempo de cada processo. Quem diria que o tempo de pausa não é também um evento extremamente importante? Por isso, você precisa sempre dominar todo o processo.

Quando houver 100% de acerto em seus resultados, mesmo assim estude o porquê do resultado. Não pare para refletir só na hora do erro. Saiba entender o seu acerto também. Isso faz uma enorme diferença para repetir o resultado satisfatório.

Não se feche para as experiências de aprendizado. Todo curso pode ser uma experiência rica mesmo para os profissionais que estão há anos no universo da colorimetria. Os conhecimentos precisam ser atualizados e as experiências antigas devem ser respeitadas também.

Seja uma pessoa que soma para os outros, mesmo quando estiver aprendendo. Isso faz você ter mais condições de movimentar o campo energético do bem. A corrente do bem deve ser um valor em sua vida.

Não fique com a dúvida. Pergunte. Traga para este ambiente também suas dúvidas para que esta comunidade também possa lhe ajudar. Isso é saudável e permite que outros profissionais aprendam com sua dúvida. Tenho certeza que será de grande valia para todos.


Denunciar publicação
    01640

    Indicados para você


    Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada

      Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

      A Squid é uma empresa LWSA.
      Todos os direitos reservados.