Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

O que é cauterização ou reconstrução capilar?

O que é cauterização ou reconstrução capilar?
Osvaldo Morroni
Jan. 29 - 4 min read
0970

Você imagina um cabelo áspero, seco, desidratado e poroso, passando por um processo de tratamento a ferro quente ou seja, a prancha, chapinha ou piastra?

Será que isso traz algum benefício?

E se tratarmos esse cabelo com proteínas hidro lipídicas, devolvendo sais minerais, aminoácidos, tudo que devolva ao cabelo hidratação, brilho e emoliência ao fio?

Vamos analisar primeiro a cauterização 

Ao encontrar um cabelo nas condições precárias acima, entrar com um tratamento "quente" poderá descomplicar o resultado por alguns instantes ou até a próxima lavagem desse cabelo teremos um cabelo aparentemente lindo e saudável. Mas isso será como uma maquiagem, assim que lavar sairá e, por consequência da agressão causada pelo aparelho quente usado, a situação desse cabelo dobrará de tamanho.

As causas de um "tratamento" a quente sem necessidade acabam por ocasionar um problema ainda maior, pois as cutículas que estavam abertas (precisando ou alertando para um desastre eminente), de certa forma figurativa, estavam pedindo água e foi lhe dado calor, aumentando ainda mais a sede desses fios e cruelmente falando, levando a sua morte. 

Se antes de cada tratamento fossem observados esses detalhes, evitaríamos grandes transtornos para nossas clientes.

Temos um problema ainda maior e com um agravante, talvez sem solução. O que fazer?
    
Agora é preciso tentar salvar esse cabelo como se estivesse salvando uma pessoa sedenta num deserto, lhe dando água, coisa que já deveria ter sido feita antes: a Reconstrução Hidro Lipídica desse cabelo.

Queratina, aminoácidos, óleos essenciais, gorduras a base de colágeno... enfim, ingredientes umectantes e hidratantes de forma fria, no lavatório, com produtos atuais (onde as empresas buscam o maior padrão em suas matérias primas) desenvolvidos com o intuito de ajudar nessa reconstrução, devolvendo o que realmente precisa.
    
Vejam bem, não estou dizendo que não deve ser feita a cauterização, mas que é preciso ter cautela e o bom senso.

Nos dias de hoje, empresas, laboratórios e químicos se preocupam em elaborar produtos altamente tecnológicos para solucionar os problemas dos cabelos danificados de uma forma eficaz e conclusiva, então para que piorar essa situação com algo que pode detonar os fios?
    
Os tratamentos a frio são produzidos pelas empresa com a tecnologia do aquecimento natural, onde o calor das mãos ao massagear os cabelos são suficientes para abrir as cutículas: ao aquecer elas se dilatam e ao esfriar se fecham ou selam, de uma forma natural, sem danificar a estrutura capilar.

Os produtos elaborados para esses fins saem de laboratórios com seu peso molecular conforme o fio de cabelo, em que a estrutura é respeitada com seus aminoácidos e proteínas hidrolisadas, suas gorduras rigorosamente planejadas para suprir o essencial aos cabelos (sem causar excessos). São produtos dermatologicamente testados e nas quantidades certas, aquecidos apenas pelo calor das mãos.

 Muitas clientes vem no salão com cabelos muito finos, secos, quebradiços, elásticos e muitas vezes no diagnóstico a resposta é sempre a mesma:

- "Ah eu passo a chapinha no meu cabelo 3 vezes ao dia"

Muitas vezes, várias vezes por dia e não se importando com cabelos sujos ou oleosos, sem perceber, e achando que isso não faz mal algum. Inconscientemente, ela está fritando o cabelo, pois o conjunto chapa quente e óleo nos remete ao fogão aceso com uma frigideira com óleo quente pronto pra fritar qualquer coisa que caia ali. É assim que fica o cabelo quando você passa chapinha com ele sujo.

Esse é o vídeo onde o Alejandro Valente explica sobre esse assunto:

 

Conscientize-se, saiba usar esses aparelhos que só deveriam ser usados por profissionais. 

Esse texto tem o intuito de orientar, baseado em fatos reais de salão, aproveite e siga esses conselhos.

Consulte sempre o seu cabeleireiro. 

Osvaldo Morroni
    
 


Report publication
    0970

    Recomended for you