Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

O que é cabelo poroso? Como resolver?

O que é cabelo poroso? Como resolver?
Alessandra Nascimento
Jul. 15 - 4 min read
0790

Cabelo poroso é aquele que está com as cutículas eriçadas, abertas, aqueles cabelos que dificilmente vão segurar uma cor, um tratamento, e nunca vão ter uma aparência saudável.

Os cabelos ficam porosos por vários motivos de processos químicos e fatores externos.

Os processos químicos são quando fazemos mechas, alisamentos, colorações, tonalizações, tudo aquilo que faz uma transformação em um cabelo.

Fatores externos: Vento, sol, chuva, mar, piscina, poluição, todos estes fazem com que os cabelos fiquem danificados (porosos), com as cutículas eriçadas (abertas).

O cabelo é formado de 9 a 12 camadas de cutículas e elas são semelhantes a escamas umas em cima das outras e no cabelo poroso elas ficam eriçadas. No cabelo saudável elas ficam alinhadas, onde conseguimos sentir ao toque que este cabelo está com as cutículas fechadas, e ao olhar este cabelos conseguimos ver um cabelo sem volume, sem frizz e geralmente com um volume menor.

Ao olhar um cabelo poroso, com as cutículas abertas, conseguimos ver um cabelo volumoso e com muito frizz. Ao tocá-lo conseguimos sentir uma aspereza que nos indica que este cabelo está precisando de tratamento.

Um outro fator muito importante que também é responsável por deixar os cabelos porosos é o uso de shampoos, condicionadores, cremes de hidratação, e finalizadores com pH alcalino, tendo em mente que para o cabelo o pH neutro é entre 4,5 a 5.5, pois este é o pH do cabelo. Sabemos que na tabela que usamos para medir o pH o neutro é o sete, mas no cabelo isso não se aplica, portanto se usamos um shampoo com pH 6 este já é levemente alcalino e irá eriçar as cutículas e se não usarmos produtos apropriados para fechar as cutículas, ficaremos com um cabelo poroso.

Agora vamos para a parte mais interessante e necessária que é: Como proceder para acabar com a porosidade dos cabelo?

Já sabemos tudo o que causa a porosidade, agora então já temos um norte e assim podemos proceder de forma correta para termos um cabelo saudável.

Sabendo que quando usamos produtos alcalinos eriçamos as cutículas, portanto precisamos usar produtos com pH corretos, aqueles levemente ácidos, não podemos usar produtos extremamente ácidos, pois estes também nos causam danos e muitas vezes irreparáveis, pois selam o cabelo de tal forma que não conseguimos depositar produtos de tratamento. Então fiquem atentos para o uso correto dos produtos para manutenção do cabelo.

Os shampoos, condicionadores e cremes de tratamentos devem ter o pH entre:

  • Shampoos- 4,5; 5,5
  • Condicionadores- 3,5; 4,0. Esse será usado para fechar as cutículas por tanto precisa ter o pH menor que o shampoo.

Precisamos fazer cronogramas capilares, respeitando sempre a necessidade do cabelo, usando sempre linhas profissionais e com alta tecnologia.

Fazer hidratação pelo menos uma vez por semana, intercalando nutrição e reconstrução, pois assim estaremos depositando os nutrientes necessários para acabar com a porosidade do fio.

Precisamos nos atentar, pois nem sempre conseguimos recuperar estes fios com apenas um cronograma. A recuperação dos fios vai depender de quantas camadas de cutículas foram danificadas. Se caso foram destruídas todas as camadas de cutículas, infelizmente para este cabelo já não existe mais uma recuperação, então a solução é cortar mesmo.

Indicar uma manutenção profissional para esta cliente dar continuidade ao tratamento em casa é importante. E deixar bem claro que existe a necessidade de ir  salão para fazer o uso de produtos com mais tecnologia para que este cabelo fique sempre saudável. Que o uso de produtos em casa como home care não quer dizer que elas não precisam mais ir ao salão para uma manutenção.

Vídeo do Alejandro Valente sobre cabelo poroso:

 

Alessandra Nascimento


Report publication
    0790

    Recomended for you