Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

O que é cabelo platinado?

O que é cabelo platinado?
Alejandro Valente
Nov. 8 - 4 min read
0410

Para explicar como chegamos no platinado, primeiro vou remontar as muitas fazes do cabelo loiro.

Tudo começou há décadas, quando o loiro usado era amarelo e opaco. Não existiam muitos tons de loiros, pois as colorações não tinham sido desenvolvidas. Assim o tom do loiro era a cor de fundo de clareamento, o cabelo era descolorido e assim revelava o resíduo da cor natural vermelho, laranja ou amarelo e esses eram os tons utilizados mesmo pelas mulheres da alta sociedade.

O tempo passou e com isso surgiu o desejo em ter loiros diferentes e que não representassem o tom quente do fundo de clareamento.

Falando sobre o que vivi, lembro que nos anos 2000 o cabelo cinza começou a ter um forte apelo, junto com esse tom também surgia tons de loiros esverdeados, azulados, brancos e pratas.

Em 2009  ministrando um  workshop em São Paulo na Hair Brasil eu ouvi pela primeira vez o termo Platinado se referindo a um cabelo que eu acabara de fazer no palco.

Esse foi o cabelo:Desde então eu passei a chamar cabelos brancos, cinzas ou pratas de platinados.

Hoje o termo platinado é muito mais abrangente pois, além de cabelos brancos, cinzas e pratas, existe o termo "granny hair"  conhecido mundialmente por tons de loiros frios.

Assim:

- Loiro cinza

- Loiro branco

- Loiro Prata

- Loiro mate (esverdeado)

- Loiro azulado

- Loiro irisado (levemente violeta)

- E mesmo loiro chumbado 

São encarados todos como PLATINADOS

Isso me faz lembrar do médico que diagnostica toda e qualquer tosse e febre como virose. Generalizar mas complica do que ajuda!!

Eu defendo que um cabelo platinado seja um loiro de tom frio. Porém loiros cinzas, brancos e pratas na altura de cor 8, 9 ou 10

Veja nesse vídeo um cabelo platinado e o passo a passo:

 

Viu o vídeo? Ele foi feito em meio a um workshop e o tema era justamente sobre "os desafios dos loiros" porque criar loiros quentes é fácil pois o fundo de clareamento do cabelo é quente assim o loiro quente é uma consequência  do resultado. A dificuldade está em revelar um loiro frio pois para isso o cabeleireiro precisa entender de neutralização e tonalização.

Exemplo: Se o cabelo estiver no fundo de clareamento 8 (amarelo- laranja) a neutralização se daria por aplicar 8.violeta+azul (8.28  ou  8.21) mas o resultado da mistura no cabelo revelaria a cor neutralizada na altura de 8 que é a cor natural 8.0   E isso não é um platinado!!

Assim o cabeleireiro para entregar uma cor de loiro platinado precisa entender de tonalização que além de outras coisas também é direcionar o reflexo da cor para o tom desejado. Nesse caso frio ou platinado!

Mantendo o exemplo do cabelo na altura de 8(amarelo laranja) Vou explicar o que deve ser aplicado para criar o tom de loiro Platinado

São as seguintes cores e misturas:

- 8.8(azul)

- 8.81(azul + cinza)

- 8.89(azul + cendre)

- 8.1 + 1 centímetro(meio grama) de corretor azul

- 8.89 + 1 centímetro(meio grama) de corretor azul

*As tonalizações devem ser misturadas com oxidante de 10 Volumes ou menor e as quantidades dos corretores são para 30 gramas da coloração ou tonalizante. Ao usar coloração(que tem peróxido de amônio) nas mechas descoloridas tenha cuidado pois irá desbotar a cor natural que está ao lado das mechas.

O cabelo platinado veio para ficar!!! Em muitos lugares o cabeleireiro que não consegue entregar essa cor está perdendo clientes. Porem nem sempre a culpa está no cabeleireiro. Vivemos um momento em que 90% das clientes que chegam nos salões estão com progressivas, selagens, formol e ácidos o que dificulta em muito descolorir e pigmentar o cabelo. Mas essa é uma conversa para o próximo post.

Comente aqui por favor como esse conteúdo te ajudou e se você também é amante dos cabelos platinados como eu. 


Report publication
    0410

    Recomended for you