[ editar artigo]

O pH e sua importância

O pH e sua importância

Sigla pH - Significa potencial hidrogênico, o hidrogênio existe em tudo que contém água.

É comum analisar o pH das marés, das chuvas para entender se está mais ácida, neutra ou alcalina.

O que isso interfere no cabelo? Sempre quando usamos um produto, se ele for ácido vai servir como tratamento, selamento da cutícula e se for alcalino vai servir como transformação.

Então vamos entender, onde o cabelo está, entre 4,5 e 5,5, mas dependendo da região o pH pode ser mais alto até 6 ou baixo até 4, se for uma região fria ou quente, mas em média ele tem o pH 4,5 e 5,5.

Quando se trata de tratamento, precisamos usar um produto que seja igual ou menor do pH do cabelo.

Ao falarmos das máscaras, condicionadores e shampoos, existem muitos que estão no pH 3, pH 4, pH 2 existe shampoo que tem pH 4,5 e 5,5. No pH 5,5 quer dizer que é um shampoo de uso diário e também ele é balanceado.

Por que é importante saber disso? Para saber se o produto é ácido, neutro, alcalino. Na tabela o 7 é neutro, mas para o cabelo ele é alcalino, então ele vai eriçar as cutículas.

 pH ÁCIDO

Ele tem o poder de selar (fechar) as cutículas dos fios, preservando assim a umidade. Os tratamentos como hidratação, nutrição, nutrientes, proteínas dentro da fibra capilar, fazendo assim um cabelo saudável, com mais vida, principalmente os cabelos coloridos, que ajuda a manter a cor por mais tempo.

 pH ALCALINO

Ele apresenta escamas abertas, que deixam os fios mais vulneráveis a ações extremas e também apresentam maior dificuldade em reter líquidos e nutrientes.

Os produtos alcalinos que eriçam a cutícula do fio e muda sua estrutura capilar, como coloração, alisamento, descoloração, progressiva, em alguns desses até tem kit para que faça uma neutralização, geralmente são ácidos para reequilibrar o pH desse fio, pois precisa fechar as cutículas para que o fio não perca água e não fique opaco, sem vida, fragilizado, poroso.

Então você pode pensar que as progressivas tratam os cabelos, por ela ter o pH baixo, pois ela tem o pH 2, no entanto se ele for muito alto ou baixo demais, vai agredir o seu fio também.

Exemplo: Se você usar um pó descolorante que tem o pH 10, depois aplicar uma progressiva que o pH 2, você vai causar um trauma nesse cabelo.

IDENTIFICAR O pH NO CABELO

A textura e as condições é que vão entregar o nível do pH do seu fio se ele estiver saudável, com brilho e aspecto selado, macio, então ele está com nível de acidez apropriado. Porém, se o fio estiver frágil, quebradiço, ressecado, poroso ou elástico, com certeza está alcalino, precisando urgentemente de cuidados.

Então você pode reequilibrar o pH do seu fio com um bom acidificante, após isso você precisa de uma boa máscara hidratante e condicionador de boa qualidade.

No entanto, não pare por aí! Crie um cronograma capilar completo com hidratação, reconstrução, nutrição.

Espero ter conseguindo passar um pouco do conhecimento adquirido neste artigo.

 

Obrigada e até o próximo!

Maria da Penha Santos 

 

     

Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Ler conteúdo completo
Indicados para você