Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

O outono é uma época em que realmente os cabelos caem mais?

O outono é uma época em que realmente os cabelos caem mais?
Liliane da Conceiçao Oliveira Perroti
May. 7 - 3 min read
0110

Será que isso é verdadeiro? No outono realmente cai mais cabelo?

A dúvida que dá nome ao título deste post é muito frequente. Há realmente uma época do ano em que os cabelos caem mais?

Sim, é completamente normal. Depois do verão, que é uma estação com altas temperaturas, os fios de cabelo sentem falta da exposição do sol, ficando então mais enfraquecidos.

Um estudo retrospectivo realizado na Suíça pelos pesquisadores Kuns, Seifert e Trüeb avaliou a queixa de sazonalidade da queda capilar em 823 mulheres saudáveis em um período maior que 6 anos. Todas passaram por estudo bioquímico de amostras de sangue e por um tricograma (um exame que quantifica cabelos em fase de crescimento e de queda no couro cabeludo de pacientes) e neste exame foi constatado uma certa periodicidade no crescimento e queda de cabelo, manifestado por uma maior proporção de cabelos telógenos ao final do verão.

O que são cabelos telógenos?

Cabelos telógenos são considerados cabelos que se encontram em situação de eminente queda, o que justifica um incremento da queda no outono, como normalmente acaba sendo queixa de muitas mulheres que relatam o problema.

Um novo pico de cabelos telógenos acontece na primavera, porém com intensidade mais baixa que a encontrada no final do verão. Entendo que a queda capilar sazonal existe e que apesar de ainda não ser muito bem elucidada pode ter a ver com alguma mudança no padrão de secreção hormonal relacionado às alterações climáticas de cada estação.

Considerando que já se sabe que existem épocas do ano que envolvam realmente um aumento da queda capilar, informações que concluam sobre as verdadeiras causas destes eventos poderão ser melhor estudadas contribuindo para o diagnóstico e possível tratamento deste problema.

O que fazer para evitar a queda nesse estação do ano?

O ideal é não abusar de ferramentas que produzam calor como chapinhas e secadores, pois o cabelo está mais enfraquecido devido ao outono.  Não precisa deixar de usar, mas que seja mais esporadicamente.

É sempre bom evitar deixar a raiz abafada também, produzindo calor como usar chapéus, bonés, lenços...

E o principal, use produtos que são específicos para o seu tipo de cabelo, isso sempre ajuda a mantê-los mais saudáveis.

Se estiver fazendo sol, aproveite para expor os fios aos raios solares para manter seu cabelo mais forte.

É importante aplicar algum produto com filtro solar antes de sair de casa. Silicone reparador e óleo de argan são ótimas opções.

Liliane Perroti

 

 

 

 


Report publication
    0110

    Recomended for you