Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

O couro cabeludo é igual ao restante do corpo?

O couro cabeludo é igual ao restante do corpo?
Ivone Machado
Sep. 14 - 2 min read
030

Forma do folículo piloso: Determina a secção transversal. Folículos redondos dão origem aos fios de cabelo                                              

Gálea aponeurótica: tecido fibroso, abaixo da camada de gordura sob a derme no couro cabeludo.         

Camada de tecido celular frouxo separa a gálea do pericrânio (deslizamento do couro cabeludo). A diferença entre as outras peles é a gálea aponeurótica. Com a função de proteger igual em todo o corpo.       

COURO CABELUDO

Refere-se ao segmento cutâneo, ou seja, tem o mesmo tipo de estrutura da pele que reveste o restante do nosso corpo. O couro cabeludo é a região onde existe o maior número de folículos pilossebáceos, estrutura onde se originam os cabelos.                                 

FUNÇÃO DO COURO CABELUDO

O couro cabeludo desempenha as mesmas funções da pele. Protege contra agressões e agentes externos, como a radiação UV, poluição, agentes químicos. Absorção e secreção de líquidos, controle de temperatura, barreira a prova d'água, metabolismo de vitamina D, sensoriais (terminações nervosas). 

O couro cabeludo diferencia-se da pele que recobre o restante do nosso corpo pelo fato de não recobrir massas musculares plásticas, elásticas e móveis, mas uma caixa óssea, e pelo abundante sistema pilífero.                                     

A pele do couro cabeludo é mais espessa, porém o tecido subcutâneo é menor, ficando separado por poucas camadas do crânio. 

ESTRUTURA ACESSÓRIA DA PELE

Estrato córneo, estrato espinhoso, estrato granuloso e estrato basal. 

Camada basal - células matrizes e células proliferativas, que são células germinativas, que darão origem aos queratinócitos: vão produzir a queratina e os melanócitos, que são os responsáveis por produzirem pigmentos que revelam a cor da nossa pele.


Report publication
    030

    Recomended for you