Por que entender números, quando estamos falando em cores???
Quando nos referimos a cor, nós cabeleireiros associamos a números. Exemplo:
- Quando falamos em preto, logo pensamos no 1.
- Quando falamos no 6.43 (para lermos essa nomenclatura, estamos falando de um loiro escuro cobre dourado), por exemplo.
Temos que identificar em qual altura a cor está, se no 4, 5, 6, 7, 8, 9, e identificarmos qual é o reflexo dessa cor, qual brilho vai me revelar, se um dourado, um cinza, um vermelho, um cobre. Isso já estamos nos referindo ao reflexo da altura de cor na qual estou aplicando. Não podemos esquecer também que essa numeração varia dependendo da empresa, então devemos ficar atentos a empresa na qual estamos trabalhando. Por exemplo, se uso Loreal, o 7.3 (leio loiro médio dourado). Já se me refiro a Joico por exemplo o .3= .g (significa gold/amarelo...dourado).
Altura de Tom
A altura de tom significa qual o tom alcançado com a Colorimetria Capilar. Para classificar esses tons, existe uma tabela universal que pode ser utilizada para definir as cores naturais e artificias presentes nos cabelos.
São 9 tons que compõem a tabela, indo dos mais escuros até os mais claros:
Altura de tom 1: cor preto azulado
Altura de tom 2: preto
Altura de tom 3: cor castanho escuro
Altura de tom 4: cor castanho médio
Altura de tom 5: cor castanho claro
Altura de tom 6: cor loiro escuro
Altura de tom 7: cor loiro médio
Altura de tom 8: cor loiro claro
Altura de tom 9: cor loiro muito claro
Precisamos prestar atenção a isso, pois tem empresas que mudam também a cores, empresa que o .2 (violeta), outras o .2 (verde), isso pode me levar a até mesmo executar um trabalho, na qual não entrego o desejo de minha cliente, pois isso vai fazer diferença em minha mistura, podendo ser mesma a altura, o mesmo reflexo, porém com numeração diferente.
Cores Reflexo
Além da altura de tom, uma tinta também pode apresentar uma cor reflexo. Na embalagem, a cor reflexo é representada pelo número que vem depois do ponto, ou seja, depois da indicação do número de tom. Assim, se uma tintura indica 5.1, significa que o 5 representa o tom castanho claro e o 1 a cor reflexo.
Veja a classificação:
Numeração 1 após o ponto: cor reflexo cinza
Numeração 2 após o ponto: cor reflexo irisado
Numeração 3 após o ponto: cor reflexo dourado
Numeração 4 após o ponto: cor reflexo acobreado
Numeração 5 após o ponto: cor reflexo acaju
Numeração 6 após o ponto: cor reflexo vermelho
Numeração 7 após o ponto: cor reflexo esverdeado
Vejam a explicação no vídeo do Alejandro Valente:
É sempre importante prestarmos atenção a essas nomenclaturas, esses detalhes que fazem toda a diferença na hora de chegar ao tom desejado pela nossa cliente.
Leia também meu texto sobre tipos de cabelos:
https://equipevalente.com.br/blog/tipos-de-cabelos
Vídeo: Youtube
Liliane Perroti
Tenho que saber o fundo de clareamento,ver que cor tem o cabelo,que cor devo usar,pra chegar ao desejo da cliente,nem sempre a cor desejada é a cor aplicada.O CONHECIMENTO TRANSFORMA VIDAS,A MINHA JA ESTA SENDO UMA.OBRIGADO DEUS E ALEJANDRO VALENTE.