Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Neutralização

Neutralização
Aline paula Debortoli merlo
Apr. 23 - 2 min read
0190

A neutralização é um dos pilares da colorimetria, tem a função de eliminar de forma total ou parcial uma cor indesejada no fundo de clareamento.

Cores primárias: azul, amarelo e vermelho 

Cores secundárias: verde, laranja e violeta

União de 2 cores primárias:

  • Amarelo + vermelho: laranja
  • Vermelho + azul: violeta
  • Azul + amarelo: verde

A neutralização acontece quando juntamos as 3 cores primárias: amarelo, vermelho e azul. São chamadas de cores primárias porque não podem ser obtidas pela misturas de outras cores. O nosso cabelo é composto por essas 3 cores em quantidades diferentes, marrom escuro, marrom médio e marrom claro, nem todos sabem, mas essas cores são os cabelos pretos, castanhos e loiros naturais. Percebe que dependendo da quantidade de cada cor primária ocorre uma variação desse marrom?

Na colorimetria universal o marrom por ser uma cor neutra e é chamado de "marrom cendré" e todas as vezes que vamos neutralizar uma cor indesejada é preciso juntar essas 3 cores. Todo cabelo tem o fundo de clareamento quente e somente as cores frias neutralizam as quentes, porém as cores quentes, por sua vez não neutralizam as cores frias. 

Dessa forma podemos entender que quando buscamos neutralizar uma cor quente queremos transformá-la em marrom. Logo se você já possui vermelho no cabelo como fundo de clareamento, vai precisar devolver de forma cosmética azul e amarelo para que ocorra a neutralização, dependendo da altura de tom que se encontra o cabelo. Você já possui 2 cores no mesmo fundo de clareamento, como laranja que é vermelho e o amarelo nesse caso, você precisa devolver somente o azul.

Para que não ocorra um resultado indesejado é preciso estar atento, caso contrário você pode ter uma cor indesejada como por exemplo, no fundo de clareamento amarelo, se você devolve apenas o azul e se o verde não for o desejo, terá uma cor indesejada. Nesse fundo de clareamento amarelo, para que haja uma neutralização é preciso devolver também vermelho e azul, por esse e outros motivos é preciso muito atenção no momento em que for fazer uma neutralização.

É importante lembrar que a neutralização não é para clarear e nem para escurecer cabelo, mas para que seja a cor natural de acordo com a altura de tom desse cabelo.

     

 

 

 

 


Report publication
    0190

    Recomended for you