Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Matizar e tonalizar, qual a diferença?

Matizar e tonalizar, qual a diferença?
Leidiane Damasceno
May. 20 - 2 min read
0350

Muitos acham que tonalizar e matizar é a mesma coisa. Mas não é, pois um não tem fixação e outro tem. Existe uma grande diferença entre matizar e tonalizar.

Matizar é quando se trabalha com pigmentos puros, já revelados como máscaras, shampoo, coloração preta no creme branco... tudo isso não tem fixação, não há um tempo de pausa e é feito no olhômetro, com o uso exagerando desses matizadores pode acontecer uma oxidação no cabelo, fazendo com que esse cabelo se torne poroso e com o tempo fique com excesso de pigmento, ou seja, chumbado.

Tonalizar é bem diferente de matizar. Na tonalização existe um tempo de pausa de ação do tonalizante, podemos levar o cabelo para qualquer cor existente na cartela de cores, coisa que na matização não existe. Na tonalização tem que levar em conta o fundo de clareamento alcançado, pois é ele que vai direcionar para cor de desejo na altura em que se em contra o fundo de clareamento.

Exemplo: Ao chegar ao fundo de clareamento amarelo laranja, será preciso tonalizar nessa altura, onde o amarelo laranja esta na altura de 8, isso vai depender do desejo da cliente, se a cliente quiser um 8.3 loiro claro dourado, usará um 8.1 onde o 8 é a altura do fundo de clareamento e .1 é cinza, nesse contém azul que neutraliza o laranja revelando um dourado, tendo assim uma cor fiel 8.3. E se o desejo for outra cor, você sempre vai levar em conta o fundo de clareamento e o desejo da cliente, isso é uma tonalização, e diferentemente da matização na tonalização há fixação.


Report publication
    0350

    Recomended for you