Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Matemática ao descolorir um cabelo

Matemática ao descolorir um cabelo
Eliana Zabin Rodrigues
Jan. 1 - 3 min read
0640

Por que usamos a matemática ao descolorir um cabelo?

Este é um assunto muito importante para nós profissionais da beleza, pois ao descolorir um cabelo precisamos estar atentos ao fundo de clareamento e a matemática da cor para identificar a cor que tenho, com a soma da cor que vou aplicar.

Quando descolorimos um cabelo, misturamos o pó descolorante com o oxidante dependendo do resultado que queremos, dependendo do tipo de cabelo podemos trabalhar com diversos tipos de técnicas, podendo trabalhar na touca, no papel alumínio podendo deixar isolada o cabelo dentro do papel, e também com a técnica do pente livre.

Podemos trabalhar com a mistura de 1 por 2, uma medida de pó para 2 medidas de oxidante, ou a mistura de 1 por 1, que seria 1 medida de pó para 1 medida de oxidante e também com a medida de 1 por 3 que seria 1 medida de pó para 3 medidas de oxidante, porém esta não seria a mais indicada porque dilui muito a mistura da massa.

Não existe um padrão para podermos trabalhar com a quantidade de ox, para usar a mistura do oxidante. Porém, ao aplicar a mistura de 1 por 1 na técnica do pente livre desenhando no cabelo, a massa mais dura vai ajudar a facilitar a aplicação, não corre o risco de escorrer pelo cabelo, podendo usar a proporção menor de 1 por 1 para a massa ficar mais dura mais densa.

Na proporção maior de 1 por 3 ele vai ficar muito mole, muito líquida e quando aplicar no papel ele vai escorrer e manchar toda a raiz... este é um dos motivos das famosas manchas "zebrinhas", que ao fazer as  mechas, a quantidade de oxidante na mistura foi muito grande.

Precisamos saber se temos um produto descolorante mais grosso, mais duro, a quantidade de oxidante que coloquei, se ele vai ser agressivo, porém ele vai agir por menos tempo, ele vai descolorir mais rápido, porém vai ter menos tempo de ação.

O oxidante que fica mais líquido, com maior quantidade de oxidante, vai clarear mais devagar, porém com mais tempo. E ele estando úmido, está clareando o cabelo, enquanto o pó descolorante está úmido tem o poder de clareamento de ação, ele está agindo no cabelo. Mas a proporção correta é de 1 por 2.

Mas a matemática ao descolorir é?

Precisamos sempre estar atentos ao fundo de clareamento.

Identificar o resíduo da cor natural e identificar se estamos no VERMELHO, VERMELHO LARANJA, LARANJA , AMARELO LARANJA OU AMARELO para poder usar a matemática, e na soma de cores se vou apagar, neutralizar, intensificar ou suavizar a cor desde fundo de clareamento.

Se eu quero um laranja como cor e eu tenho este laranja como fundo de clareamento, eu aplico o laranja, intensifico essa cor, se for o resultado que eu quero, uso o fundo de clareamento a meu favor, intensificando.

Se eu estou no laranja e eu não quero este laranja, eu tenho que usar a matemática, a cor que está faltando das 3 cores primárias, que neste caso é o azul, para neutralizar esta cor e revelar um 7.0 natural, livre de laranja.  

 


Report publication
    0640

    Recomended for you