Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Máscaras capilares, para que servem?

Máscaras capilares, para que servem?
Elizete Jardim. Colorimetristaconsultora
jul. 4 - 8 min de leitura
0120

Tem tantas opções de marcas no mercado de cosméticos capilares, que é natural ficar na dúvida de qual marca e série comprar. Eu também já fui atormentada pela dúvida, por isso quero te ajudar com o que conheço do assunto, para que você faça boas escolhas. 

Temos a missão de embelezar o cabelo de nossa cliente com base no nível de danos físicos e químicos que o cabelo se apresenta, a aparência do cabelo de uma pessoa depende do estado da cutícula do cabelo e das condições do córtex, o cabelo se apresenta áspero e sem brilho quando as cutículas estão danificadas pelo rompimento das escamas.

Precisamos fazer uso de máscaras que resolvam os problemas dos cabelos que chegam até nós.

Os primeiros sinais da deterioração da estrutura dos fios são as alterações da cor, o ressecamento dos fios e falta de brilho. Quanto mais danificado o cabelo, mais poroso e mais opaco ele fica. 

A elasticidade do fio também se alterará, sendo que, se tracionado, o cabelo romperá, muitas são as causas que contribuem para danificá-los, podendo ser físicas ou químicas.

Danos físicos são cabelos secos por ação do dia a dia por causa de poluentes, sol, água de praia piscina, uso inadequado de secador e prancha.

Danos químicos são causados por processos incorretos de alisamento, descoloração, coloração.

Como dar soluções a estes problemas?

Para os cuidados dos cabelos contamos com a ajuda da cosmetologia capilar, por que podemos dizer que a cosmetologia nos ajuda? Porque o estudo da cosmetologia estuda e desenvolve produtos com o objetivo de melhorar a saúde dos cabelos e couro cabeludo, descobre quais os ativos mais indicados para cada problema capilar, desenvolve e melhora formulações com o objetivo de tornar o tratamento ainda mais eficaz, prático e seguro.

Essa ciência também busca conhecer as necessidades de cada tipo de cabelo, os procedimentos químicos que afetam sua estrutura e as necessidades nutricionais dos fios.

Para destacar em entrega de resultados temos que ir além de fazer cronograma capilar o que é mais comum.

Precisamos conhecer bem nossos produtos, nossas máscaras capilares como formulação e entrega de resultados 

Precisamos saber qual é  a necessidade do cabelo com a reposição, qual foi o resultado da primeira aplicação, por quanto tempo o cabelo precisa do mesmo tratamento e quando é o momento de ir para outra necessidade .

Por isso é importante conhecer quais são as máscaras de uso capilar e o que difere uma da outra.

  • Falando em cosméticos capilares nossa conversa vai ser sobre máscaras.

Máscaras de hidratação capilar podem conter princípios ativos emolientes, silicones; óleos minerais, vegetais e animais; ceras vegetais como a lanolina; manteiga como a de karité; que são substâncias formadores de filme, que formam uma película protetora e oclusiva solúvel ou insolúvel ao redor dos fios, diminuindo a perda de água.

Máscaras para reestruturação capilar podem conter diferentes substâncias em suas fórmulas, e cada substância tem uma função específica. Dentre os ativos mais utilizados nas formulações de cosméticos estão os silicones, óleos vegetais, polímeros, substância de retenção de água, emoliente, aminoácidos, como cistina, serina, ácido glutâmico, glicina, prolina e arginina e os filtros solares.

Na maioria das máscaras as bases de misturas são as mesmas, até parecidas com shampoo, condicionadores, leave-in, o que muda são as concentrações dos ativos e polímeros que vão criar um filme protetor sobre o fio.

Em algumas  máscaras, dependendo do diferencial da marca há mais associações de ativos condicionantes, mais proteínas como aminoácidos, mais extratos e a troca do ácido graxo químico por vegetal. 

Por isso é importante fazer análise da máscara pelas formulações, que se apresentam no contra-rótulo, junto com o resultado por aplicação. 

As máscaras são em emulsão aniônica, devido ao fato da presença do emulsionante aniônico Sodium lauril sulfate. E também emulsões compostas por tensoativos não iônicos: Trideceth-12 (e Ceteareth 20 eLaureth-4   tensoativos catiônicos: Behentrimonium chloride  e Cetrimoniumchloride, methosulfate tensoativos catiônicos nas máscaras são para  proporcionar a formação da emulsão, e por possuir cargas positivas neutralizam as cargas negativas que um cabelo possui quando está danificado, promovendo o selamento da cutícula, e  proporcionar o condicionamento da fibra.

Quando um tensoativo catiônico é exposto a uma superfície negativa (fibra capilar), ocorre uma ligação química do grupo hidrofílico do produto com as cargas negativas do  cabelo podendo causar a adsorção . Ao enxaguar os cabelos, a água não consegue arrastar completamente as moléculas do tensoativo, ficando o cabelo com as cargas neutralizadas, diminuindo assim a carga estática e a abertura das cutículas.

  • As máscaras capilares contém emolientes em suas formulações, Emolientes Petrolatum, Paraffinum liuidum, Mineral oil, Ethylhexyl stearate, Lanolin 2-oleamido-1,3- octadecanediol, Cetearyl alcohol, Candelilla cera/candelilla wax, Amodimethicone, Cetyl esters Cetearyl alcohol; Cetyl alcohol; Glycine soja oil; Acetylatedlanolin; Lecithin; Hidrogenated polysobutene; Glyceryl linoleate; Glyceril linolenate; Glyceril oleate; Dimethiconol Cyclomethicone Cetyl alcohol; Isopropyl palmitate; Paraffinum liquidum; Manteiga de karité (Butyrospermum parkii butter)Cetearyl alcohol; Dimetthiconol; trimethylsilylamodimethicone

Dentre as máscaras capilares  de uma marca para outra pode ter maior diversidade de agentes emolientes.

São estes responsáveis por auxiliarem na consistência do produto ou mesmo formar um filme lubrificante sobre a fibra capilar, reduzindo a evaporação da água, contribuindo para o aumento da hidratação, este filme ajuda a reduzir a fricção das fibras e os efeitos do aquecimento da escovação, melhorando assim a condição do cabelo.

  • Máscaras capilares contém proteínas ou queratina.

A proteína hidrolizada (Hydrolyzed keratin) devido o seu baixo peso molecular, possui facilidade de penetração na cutícula .

Aumenta resistência e força dos fios. Aminoácidos: arginine, serine, proline Cysteine.

  • Outros princípios ativos estão presentes em algumas preparações:

Extratos vegetais (Aloe barbadensis extract, Gellidiela acerosa extract, Hypena Musciformis extract, Sargassum filipendula extract, Pilocarpus penhatifolius leaf extract na máscara e Extrato de café verde orgânico (Coffea arabica extract)etc, na máscara que auxiliam na função de manutenção da hidratação da fibra capilar

As vitaminas tocopheryl acetate e retinyl palmitato, estão presentes na máscara capilar hidratante só que “até o momento a maioria das vitaminas não tem apresentado efeito positivo nos cabelos quando aplicada em concentrações compatíveis com os cosméticos”

Obs: Tem algumas marcas que colocam no rótulo não o nome da estrutura química da substância mas sim a função do ativo na fórmula .

Ex:Trealose açúcar de planta ajuda na retenção de água, Seed oll óleos vegetal de sementes.

A finalidade da hidratação capilar é devolver a umidade "selar" a cutícula do cabelo e proteger o córtex, equilibrando o nível de hidratação, reduzindo a eletricidade estática e melhorando a textura do fio capilar. Porém as associações existentes de princípios ativos, presentes em algumas marcas de máscaras capilares podem potencializar esse efeito pela associação dos ativos, por isso a  importância do conhecimento dos componentes de cada formulação, para  assim fazer escolhas adequadas dos Produtos Cosméticos a serem utilizados dentre a variedade destes existentes no mercado.

                                ƑƠƖ ƲM ƤƦƛȤЄƦ ƊƖƔƖƊƖƦ Ơ ƢƲЄ ƧЄƖ ƇƠM ƔƠƇê.

                                                   𝕰𝖑𝖎𝖟𝖊𝖙𝖊 𝕵𝖆𝖗𝖉𝖎𝖒 𝕮𝖔𝖑𝖔𝖗𝖎𝖒𝖊𝖙𝖗𝖎𝖘𝖙𝖆

                                                          F҉I҉C҉A҉ M҉E҉U҉ A҉B҉R҉A҉ÇO҉                   

                                                                  ABRAÇOS                                             


Denunciar publicação
    0120

    Indicados para você


    Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada

      Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

      A Squid é uma empresa LWSA.
      Todos os direitos reservados.