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Marketing Sensorial

Marketing Sensorial

Hoje o mercado está muito competitivo, com o avanço das tecnologias tudo se tornou acelerado, e para acompanhar essa evolução e não se sentir deixado pra trás, perdido no tempo, nós,  profissionais da beleza, precisamos ter inúmeras habilidades. Isso vai além do exercício de nossas funções, bem desempenhadas no salão.  

Precisamos entender sobre diversos assuntos e estarmos em constante inovação. Pensando nisso, aqui vai uma sugestão: marketing sensorial. 

Promover uma experiência marcante, usando os cinco sentidos: visão, olfato, audição, tato e paladar. 

A expressão "marketing sensorial", é a junção de uma disciplina da administração (marketing), mais o estudo relacionado à neurociência (estímulos enviados ao cérebro através dos 5 sentidos e suas reações no comportamento humano e suas emoções). O marketing sensorial já é utilizado por grandes marcas e seu propósito é mexer com o subconsciente do comprador.  

Como inserir essa estratégia no seu salão de beleza? 

Darei algumas sugestões, porém, a criatividade é sempre bem vinda, quando falamos sobre o ato de empreender.

VISÃO: Ambiente clean, móveis em harmonia de cores e materiais. Aqui, você pode inserir uma paleta de cores, tanto nos móveis quanto nas paredes, que tragam a sensação de aconchego. Cores frias e neutras dão maior sensação de tranquilidade e bem estar. 

OLFATO: Você pode escolher uma fragrância que combine com o estilo do seu negócio. Procure por essências que tenham notas mais suaves. Nada de exageros, a dosagem sutil de determinada fragrância criará uma memória olfativa, onde seus clientes irão ligar a sua marca a este cheiro agradável.  

PALADAR: Tenha uma área com café... você pode ter um café de uma maturação diferenciada. Você pode criar um mix de chás, criando uma bebida própria. Crie nomes diferentes e bem atrativos para essas bebidas. Você pode ter um acompanhamento, como um biscoito ou bolo, que pode ser caseiro. Algo que seu cliente só vai encontrar em seu estabelecimento.  

AUDIÇÃO: A música é envolvente, ideal para promover relaxamento. Tenha uma playlist que combine com o seu espaço e seu público alvo. Se você for fazer uma sessão de tratamento capilar, aproveite para colocar uma música com sons de natureza, pássaros, água... 

TATO:  Nos salões de beleza, esse sentido, pode ser colocado em ação, ao lavar os cabelos, faça uma massagem, Nos tratamentos, ao aplicar a máscara,  enquanto está no tempo de pausa, faça uma massagem capilar. Além de promover relaxamento, ela ativa os vasos sanguíneos, que promovem um melhor crescimento aos fios. 

O marketing sensorial, sendo bem introduzido, pode tornar um grande aliado na conquista, na fidelização de clientes e aumento  na venda de serviços.  Agregando valor aos mesmos e gerando experiências inesquecíveis para seus clientes.  

 

 

 

Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
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