Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Influência do pH nos procedimentos do salão

Influência do pH nos procedimentos do salão
Elizete Jardim. Colorimetristaconsultora
Mar. 22 - 4 min read
0210

É importante você entender de pH, porque o pH influencia os resultados que você entrega pra sua cliente no salão, cada procedimento que você realiza no cabelo de sua cliente a reação é determinada pelo pH do produto que está sendo usado.

Mas o que é pH?

O pH é um tipo de medida usada na química determinada pela quantidade de íons de Hidrogênio em uma solução que determina se ela é ácida, neutra ou alcalina. Existe uma escala que varia de 1 a 14, também podemos dizer que pH é o potencial hidrogeniônico que é determinado pela concentração de íons de hidrogênio (H+) presente em uma solução. 

Em uma escala que vai de 1 a 14, em que o valor abaixo de  7 corresponde a uma solução ácida 7 a uma solução neutra, e valores acima de 7 são considerados alcalinos.

Quando o pH está baixo é H+ de carga positiva cation, ácida, em uma concentração muito baixa pode fazer os olhos e o nariz queimarem além de deixar a pele bastante seca. Quando for menos carga de H+ será OH - ânion negativo, alcalino, em alta concentração também causa desconforto queima e deixa a pele bastante seca.

pH variados tem sua importância para o corpo humano .As enzimas humanas podem operar em pH neutro ou alcalino, existem proteínas operando em pH ácido (enzimas que operam no estômago, em pHs próximos de 2), na boca em pH 7 (enzimas operando no duodeno, com pH próximo de 9 ou 10).

No corpo humano as enzimas (proteína, a cadeia de aminoácido) precisam sofrer influencia do pH para catalizar em reações.

Algo parecido foi feito com os produtos que usamos nos procedimentos no salão.

Nos produtos também tem reações que dependem do pH para cumprir sua função, o pH determina a velocidade da reação do produto tanto pra mais quanto pra menos.

A concentração de íons de hidrogênio em uma solução é muito importante. Isso porque os íons de hidrogênio são positivos e quando carregados, alteram a carga de outras moléculas na solução. Ao se aplicar diferentes forças nas moléculas, as moléculas podem ter sua forma normal modificada, isso faz com que tenhamos produtos para uso em base ácida neutra e alcalina. 

Uma solução que aumenta a concentração de íons de hidrogênio (diminui o pH), ela é chamada de ácido. A solução que reduz a concentração de íons de hidrogênio (aumenta o pH) é chamada de base neutra e alcalino. 

 

Outra função do pH 

O pH nas formulações também assegura a estabilidade física, química, microbiológica, toxicológica do produto para dar estabilidade ao produto, a indústria usa estabilizadores para manter o produto dentro do pH que corresponde a cada função de ação esperada, uns dos mais comuns são sais metais e ácidos como: 

  • Ácido cítrico 1,8 a 2 
  •  Ácido glicólico 9,8 
  • Ácido láctico 3,5 - 4,5 
  • Ácido hialurônico 2 
  • Ácido retinóico 4,5 - 6,5

O pH de alguns produtos são:

  1. Progressivas neutralizantes entre 1 e 2.
  2.  Oxidante entre 2 ,5 a 3,8.
  3.  Máscara condicionador, finalizadores entre 3 ,5 a 4.
  4.  Shampoo de pH balanceado entre 5 e 6.
  5.  Em pH 7 neutro está shampoo para crianças, shampoo anti-resíduos.
  6.  Em pH entre 9 e 10 está os grupos de produtos para transformar a cor, tonalizante coloração, mistura de pó descolorante.
  7.  Em pH de 11 a 14 estão produtos para alisamentos, tioglicolatos e hidróxido de sódio potássio.

O pH de um produto pode variar de acordo com as substâncias na composição, concentração de sais, metais, ácidos  e temperatura.

Exemplo: água está com pH 7, cloro pH 12,5.

Quanto mais alto o pH, mais se eriça as cutículas do cabelo para a penetração dos ativos do produto temos procedimentos que precisa acontecer isso para  transformação, e temos momentos que precisamos de cutículas seladas para manter o cabelo com cor, e com aspecto bonito.

Foi um prazer dividir o que sei com você ate o nosso próximo encontro.

 


Report publication
    0210

    Recomended for you