Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

O medo de se expor nas redes sociais

O medo de se expor nas redes sociais
Marleide Costa
Jul. 6 - 3 min read
090

Muitas pessoas se sentem desconfortáveis com a ideia de se expor nas redes sociais, e com isso vão deixando de lado projetos importantíssimos e que fariam diferença tanto em sua vida como na vida de outras pessoas.
   
Para evitar o desconforto acabam fugindo da exposição, na maioria das vezes de forma inconsciente e em outras vezes o processo é consciente: "Depois eu faço", "Hoje estou sem tempo", "Amanhã farei com certeza"...
   
É nesse cenário de fuga que os planos e projetos vão sendo guardados em gavetas e vai passando dias, semanas, meses e até anos e os tão sonhados planos não se concretizam.
   
Pesquisas realizadas citam alguns motivos, porém alguns são mais comuns:

  • Medo do que os outros vão pensar.
  • Medo de ser rejeitado.

Esses são os mais comuns, faz com que muitas pessoas travem diante de uma câmera. As pessoas tendem a acreditar que estão sendo julgadas, quando na maioria das vezes não é isso o que acontece, as pessoas estão em busca de informação, entretenimento, na grande maioria nem nota se está sem rímel, batom, se o cenário não está muito legal e etc... 

Comece a se expor com o objetivo de passar informação, conteúdo, pense de forma altruísta. Lembre-se, muitas vezes você pode resolver o problema do outro, mas por medo do que irão pensar, acaba guardando pra si o que poderia ser compartilhado.

O medo de ser rejeitado é bem mais complexo e se compara ao medo de morrer. Imagine você sendo assaltado com uma arma em sua cabeça... Imaginou? Quais as características físicas você sentiria? 

Muito provavelmente você sentiria: coração acelerado, frio na barriga, sudorese nas mãos, mãos e pernas trêmulas, dor de barriga, pupilas dilatadas... 
   
Essas são sensações de alguém que esteve perto da morte e na maioria das vezes são as mesmas sensações que uma pessoa sente ao fazer uma apresentação, uma entrevista de emprego, gravar um vídeo, fazer uma live e etc.

Isso tudo se dá pelo medo de ser rejeitado, pois nos nossos instintos mais primitivos, ser rejeitado significa morrer.

Quando na verdade nosso cérebro tem a capacidade de criar cenários. Talvez na sua cabeça esteja passando: "O que será que eles vão pensar?", "Será que vão rir de mim?", "Será que vão jogar um tomate em mim?"

E tudo isso está diretamente ligado ao medo da rejeição. Na grande maioria das vezes não é isso que acontece, é tudo questão de uma fantasia da nossa cabeça e acabamos nos boicotando por conta disso.

Todo começo gera medo e insegurança e isso é normal. Mas é necessário dar os primeiros passos para que consiga superar, se não conseguir sozinho não sinta vergonha de pedir ajuda a um amigo ou até mesmo de um profissional. O importante é começar.

 Eu tenho um vídeo com um especialista sobre esse assunto no meu Instagram, que vai te ajudar, clica no link e assista, qualquer dúvida deixa aqui nos comentários que terei o maior prazer em te ajudar.


Report publication
    090

    Recomended for you