[ editar artigo]

Glúten nos cabelos???

Glúten nos cabelos???

Somos responsáveis pelo produto que aplicamos em nossos clientes.

Precisamos entender sobre suas funções e também suas incompatibilidades químicas e ter o mínimo de conhecimento sobre suas reações alérgicas em alguns casos, e poder oferecer um atendimento personalizado para cada cliente.

Podem acreditar que é notória a repercussão, trazendo credibilidade e fidelizando cada vez mais suas clientes, pois percebem que respeitamos sua saúde com ética profissional. Como bons profissionais, devemos estar atentos sobre algumas situações em nosso dia a dia no salão.

Há pouco tempo tive uma experiência e devido à isso decidi fazer uma pesquisa sobre o assunto e cheguei à conclusão que não só cuidamos da beleza dos cabelos que envolvem: cortes, penteados, tratamentos, coloração, alisamento... etc. Com um pouco mais de conhecimento podemos ir além... sim, isso mesmo, em alertar nossos clientes sobre uma possível causa grave de alergia ao glúten, que suspeitamos através de um pré diagnóstico.

Pois bem, o que este assunto tem a ver com os cabelos? Na verdade com os cabelos nada, se tratado há tempo, mas com a pele (couro cabeludo) pode trazer conseqüências gravíssimas. Se trata de pessoas alérgicas ao glúten, que é uma proteína extraída do trigo, cevada, aveia, centeio, malte e vitamina E a mesma é encontrada em pouca ou em maior quantidade em inúmeros produtos cosméticos. Mas antes de comentar sobre esses produtos é importante citar que existem três tipos de intolerantes ao glúten:


● Pessoas que são portadoras da doença celíaca, que se trata de uma inflamação na flora intestinal causada pela obstrução do intestino delgado gerando vários sintomas. É uma doença auto imune e se não tratada poderá vir a ter um câncer de intestino, são os casos mais raros, atingindo 2% da população, mas que precisam tirar totalmente o glúten da sua rotina e o diagnóstico preciso é somente através de uma biópsia feita por especialistas. 


 ● Existem as que são intolerantes e não celíacas e que as consequências não são tão drásticas, causando alguns sintomas como o desconforto abdominal e com o consumo frequente pode ocasionar outros sintomas, mas não tem complicações graves como as celíacas e atinge de 1 a 15% da população. 


● Já as que são alérgicas ao glúten, essas sim, não podem ter nenhum contato, onde os sintomas são variados como: a dermatite herpetiforme, queimação na pele, bolhas e até mesmo asfixia (falta de ar), chegando a consequências mais graves. Pois é, não é para assustar e sim um alerta! E aí entra o nosso pré diagnóstico através de um bom diálogo, caso a cliente cite que já teve alguma reação alérgica em contato com alguns desses produtos, neste caso verifique sempre o rótulo do mesmo a ser usado e dependendo do histórico da cliente, é de extrema importância orientá- la a procurar um especialista para que seja feito os exames necessários para um real diagnóstico. Só para esclarecer um pouco mais sobre a questão, saiba que o glúten está presente nos mais variados produtos cosméticos como maquiagens, cremes corporais, shampoo, condicionador, máscaras, spray, fixadores etc.

Espero ter colaborado com você trazendo essas informações que pesquisei com muito carinho. Quero deixar aqui alguns dos nomes que irão te ajudar a identificar a presença do glúten nos produtos:

Triticum Vulgare (Wheat) Germ Oil, Triticum Vulgare (Wheat) Gluten, Triticum Vulgare (Wheat) Kernel Flour, Triticum Vulgare (Wheat) Starch, Wheat Germ Glycerides, Avena Sativa (Oat) Kernel Meal, Avena Sativa (Oat) Kernel Flour, Cyclodextrin, Dextrin, Dextrin Palmitate, Hydrolyzed Malt Extract, Hydrolyzed Oat Flour, Hydrolyzed Vegetable Protein, Hydrolyzed Wheat Flour, Hydrolyzed Wheat Gluten, Hydrolyzed Wheat Protein, Hydrolyzed Wheat Protein/PVP Crosspolymer, Hydrolyzed Wheat Starch, Secale Cereale (Rye) Seed Flour, Triticum Vulgare (Wheat) Germ Extract, Triticum Vulgare (Wheat) Germ Oil, Triticum Vulgare (Wheat) Gluten, Triticum Vulgare (Wheat) Starch, Wheat Amino Acids, Wheat Germ Glycerides, Wheat Germamidopropalkonium Chloride, Wheat Protein, Wheatgermamidopropyl Ethyldimonium Ethosulfate e Yeast Extract.

Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Ler conteúdo completo
Indicados para você