[ editar artigo]

Gestão de salão - Para onde vai o seu dinheiro?

Gestão de salão - Para onde vai o seu dinheiro?

Muitas vezes você  pode achar que é muito fácil administrar, que é só contratar, demitir, pagar boletos, e ter a ilusão de que qualquer um sabe fazer isso, porém se você não se atentar em usar ferramentas que te facilitem a vida e estudar com atenção o tema, com certeza terá problemas. Inclusive ter excesso de confiança e falta de conhecimento é a causa da morte ou fracasso de muitas empresas.

Na área da beleza os 4 principais pilares para administrar bem um salão são: marketing, liderança, planejamento, e financeiro. Rapidamente vou falar um pouco sobre cada pilar.

‌ Marketing

- Atrair e reter o cliente;
- Divulgar sua marca, seu nome;
- Ter relacionamento com o cliente;
- Promover serviços e vender produtos dentro do seu espaço.

‌ Liderança 

- Cuidar de cada membro da sua equipe orientando através de metas e objetivos. Usar o que cada um tem de melhor a favor dele.
- Fazer reuniões para traçar metas comuns e individuais e pensar em ações para fazer acontecer.
- Ter uma equipe de sucesso com agenda cheia porque sem isso a empresa não tem crescimento.

‌Planejamento

- Saber por onde começar;
- Quais são meus pontos fortes e fracos;
- Qual foco tenho que priorizar.

‌ Financeiro

- Conhecer bem seus custos como: despesas diretas (comissão, produtos, taxa de cartão); despesas indiretas (água, luz, aluguel, impostos);
- Saber precificar que é a junção dos custos ou despesas com a lucratividade.

Na minha opinião, duas ações básicas que você deve estar atento são:

- Ter um sistema de gestão onde serão lançadas as despesas e o faturamento, assim a partir disso você já se consegue ver métricas para tomar decisões  pensando nas demais áreas.
- Cuidar do seu marketing, estar nas redes sociais marcando presença, fortalecendo sua imagem e sua marca, ter relacionamento com seu cliente e fazer ações para atração e retenção de clientes.

Eu procurei um sistema online que me possibilita usar a agenda juntamente com a gestão, assim economizo tempo e onde eu estiver consigo buscar as informações que necessito, de forma rápida e prática para tomar minhas decisões e cuidar da minha agenda e dos meus profissionais, mas, você pode fazer isso através de planilhas no Excel ou mesmo em livros caixa, o importante é ter o controle.

Este é um tema muito extenso, por isso eu sugiro procurar livros  que falem sobre o assunto e/ou um especialista na área, que te dará o caminho e as ferramentas necessárias para fazer você e seu espaço de beleza crescer.

Fonte: @danivenancio

Educadores da Beleza - Comunidade de Colorimetria Avançada
Andrea vargas de Oliveira
Andrea vargas de Oliveira Seguir

Cabeleireira colorimetrista especializada em cortes pela pivotpont Brasil. Atuo na área da beleza a mais de 12 anos .

Ler conteúdo completo
Indicados para você