Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

FUNDOS DE CLAREAMENTO

FUNDOS DE CLAREAMENTO
Beatriz Marques
Nov. 6 - 5 min read
0500

A falta de conhecimento e o uso inadequado do Fundo de Clareamento, é a maior causa de erros de cabeleireiros na entrega dos seus resultados.

Já aconteceu com você de errar na cor e você não descobrir onde errou?

O Fundo de Clareamento = FC é a referência que se faz necessária para acertar na cor.

Referência por quê?

Porque é ele, que indica a altura da cor que o cabelo se encontra e a altura de cor a ser aplicada para tonalizar.

É por isso que entendemos fundo de clareamento, como resíduo da cor natural, é o restante da cor natural de onde partiu, parte da cor anterior.

Identificamos os fundos de clareamento nos cabelos castanhos do natural 3 ao 5 com variações do vermelho escuro ao vermelho claro, mas consideramos como base a ser identificada:

Fundo de clareamento

5 => vermelho

6 => vermelho laranja

7=> laranja 

8=> amarelo laranja

9=> amarelo

10=> amarelo claro

Olhar uma figura, tabela ou escala de fundos de clareamento, não é bastante para uma identificação efetiva da cor.

É preciso que se faça bastante treino visual, descolorindo mechinhas de cabelos, em diversas alturas de cor; cabelos de cor natural, de cor cosmética avaliando os fundos de clareamento,   resistência e elasticidade; porque assim, é possível ter experiências das reações, limites e a identificação do fundo de clareamento no cabelo. Estes treinos não podem ser no cabelo da cliente; ela não está disposta a ser objeto para nossas experiências.

A importância do FC se dá ao clarear com coloração porque ao chegar na cor de desejo é preciso entender como lidar com a cor ali encontrada para resolver já na mistura da combuca colocando ali as cores que ao se misturarem com a cor que está no cabelo, revelar a cor de desejo. É a matemática da colorimetria se fazendo presente para ajudar no resultado final.

Exemplo: Saindo de um natural 5 para uma altura de 7 sabendo que lá encontra-se laranja; se a cor de desejo for quente o FC estará a seu favor sendo 7.4 , 7.44 ou 7.74 é só aplicar a cor de desejo e dependendo da empresa (fundo de pigmento) o resultado poderá ser intenso ou não. Se o desejo for 7.0 terá que neutralizar o laranja aplicando 7.1+ 1,5 centímetros de corretor azul se não for de empresa azul. ( Empresas de fundo de Pigmento azul, verde e violeta é um assunto a ser estudado a parte, em outro momento). A atenção aqui é voltar-se para resolver  o FC para a cor de desejo. ( Neste caso também é de suma importância entender sobre a ação dos oxidantes).

A importância do FC ao descolorir=> clarear com pó descolorante retirar o produto na altura certa do FC e aplicar o tonalizante referente a esta altura de cor, se o cabelo está no fundo de clareamento 8 (amarelo laranja) não adianta aplicar qualquer cor na altura de 9 pois este não terá pigmento suficiente para resolver a cor na altura de 8 este FC vai se revelar como reflexo por conter mais pigmento que a cor aplicada. Erro também acontece ao aplicar tonalizante mais escuro que o FC pois vai desbotar facilmente ficando uma cor lavada.

A importância do FC ao escurecer: estando o cabelo com cor cosmética é preciso limpar até chegar no fundo de clareamento e aplicar a mistura correta neutralizando a cor que está visível, se é laranja vai ser neutralizada com azul, a quantidade de corretor será correspondente a altura da cor para onde está sendo escurecido. Ex: Escurecendo da altura de 7 para 5, na altura de 7 a cor visível é laranja, sendo esta, a ser neutralizada; quem neutraliza laranja? É o azul porque no laranja já tem vermelho e amarelo faltando o azul para acontecer a neutralização (junção das 3 cores primárias). Qual quantidade de azul? Para a altura de 5 será 2,5 centímetros de corretor azul, levando em conta fatores como: medida, tempo de pausa e volumagem do Oxidante, para obter durabilidade, fidelidade e brilho da cor.

O sonho de todo cabeleireiro é fazer cores deslumbrantes, que vai muito além de aplicar a cor que a cliente pede, pois a mistura da combuca vai se somar à cor que está no cabelo, lembrando que cada caso é diferente do outro por isso o conhecimento é a principal ferramenta, ele é seu tesouro, sua segurança. Dominar o conhecimento sobre fundo de clareamento, é fundamental para a entrega de resultados de excelência.

Obrigada por chegar até aqui, espero ter ajudado você entender um pouco este importante tema.

Deixe seu comentário pois ajudará a mim e a outros colegas.











Report publication
    0500

    Recomended for you