Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Fundo de Clareamento X Fundo de Pigmento

Fundo de Clareamento X Fundo de Pigmento
Lara Júlia Cândido de Lima Copili Silva
Aug. 13 - 4 min read
0340

Fundo de pigmento influência ou não no fundo de clareamento?

Por quê a importância do fundo de pigmento na entrega de um resultado e quais são seus diferenciais??

Fundo de clareamento nada mais é que o resíduo da cor natural na qual nascemos, que foram criadas por Deus e sabemos que as cores naturais são pretos, castanhos e loiros.

Fundo de clareamento é um dos pilares da colorimetria e se não dominarmos não podemos nos comprometer nos resultados. Quando realizamos o processo de descoloração, encontramos parte variáveis das cores primárias e sabemos que o cabelo é composto pelas três cores que são pigmentos naturais (Eumelanina,  Feomelanina, Tricosiderina) que são: azul, amarelo e vermelho, e no processo de descoloração não colocamos essas cores e sim retiramos parte delas e por isso se revelam.

Quando clareamos, você não enxerga saindo de um preto, castanho médio, loiro escuro e sim enxergamos resíduos das cores primárias, pois veremos vermelho, vermelho laranja, laranja, amarelo laranja, amarelo... quando aprendemos a identificar essas cores será como um farol iluminando nossos caminho. Para nos comprometermos a acertar nas cores, em determinadas alturas em que se encontra o fundo de clareamento, e é de suma importância respeitarmos para não haver cabelos desbotados, uma cor aguada, chumbada e nem escurecer demais o cabelo, e sim manter na mesma altura.

Por exemplo: Pretos, castanho escuro, tem grande concentração de azul, pouca de vermelho e pequena quantidade de amarelo.

Loiro escuro: Grande concentração de vermelho e amarelo, e pouca quantidade de azul.

Dessa forma começamos a entender que todos os cabelos existem partes das cores primárias, e quando temos cabelos naturais chamamos de marrom cendre. Esse marrom no qual nos referimos não é o marrom .7, e sim pelo fato da junção das cores primárias que determinados como marrom cendre que se torna neutro.

Fundo de pigmento influência no resultado da cor e nas empresas quais são o seus diferenciais?

Fundo de pigmento é um diferencial de cada empresa, cada uma desenvolve em suas massas pigmento que nos auxilia na entrega de um resultado, assim deixando-a mais frio, morno e quente.

Por exemplo:

Fundo de pigmento azul: nos auxilia nas alturas que contém laranja como 7 e 8.

Fundo de pigmento verde: nos auxilia nos vermelho como 4 e 5.

Fundo de pigmento violeta: nos auxilia nas alturas 9 e 10 pois nessas alturas somente contém amarelo.

Quando se trata de fundo de pigmento das empresas, cada um nos proporciona resultados diferentes e nos dará suporte na hora de intensificar, suavizar, neutralizar... claro que não substitui corretores, mas tem influência no resultado, pois quando estamos trabalhando com fundo de pigmento de empresa azul não precisamos utilizar corretor, pois contém grande concentração de azul e corremos o risco de chumbar.

Fundo de pigmento é um assunto complexo na qual é muito importante entendermos, pois as marcas nos disponibiliza fontes para cada situação e não precisamos nos prender em marcas e sim nos resultados em que ambas nos proporcionam e nem sempre donos de marcas, representantes e até mesmo técnicos em partes têm acesso à essas informações e quando fala sobre o assunto explicam muito pouco sobre fundo de pigmento.

Empresas tem seus diferenciais, pois podem ser a mesmas massas, mas com pigmentos diferentes que contém em suas bases e cores, que ambas vão influenciar no resultado que são: pigmentos azul, verde e violeta.

Se você ainda tem dúvida sobre a marca que você trabalha ou alguma marca que quer trabalhar é muito fácil, como um colorimetrista e como alquimista, com olhares clínicos iremos fazer nossos laboratórios. Por exemplo:

•Separamos uma mecha, fazemos uma descoloração alcançando o fundo de clareamento 9 (amarelo) e aplicamos o 9.1 com oxidante de 10 volumes ou menor, e por aplicar vamos obter:

•Violeta: 9.3/9.31

•Verde: 9.03/9.13

•Azul: 9.89

•Fundo de pigmento azul é uma base muito fria.

•Fundo de pigmento verde intermediário (morno).

•Fundo de pigmento violeta resultado quente na cor.

•Loréal e Alfaparf: Azul

•Wella e Schuwarzkopf: Verde

•Dicolori e Kostume: Violeta 

 

 

 


Report publication
    0340

    Recomended for you