Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Formas de Coloração

Formas de Coloração
Luci Melo
Feb. 2 - 3 min read
0130

O processo de coloração dos cabelos é dividido em duas categorias. Na primeira, é denominada coloração por deposição ou coloração temporária. A segunda é formada por precursores incolores que desenvolvem suas características de corante capilar só com interação de um agente oxidante. São colorações oxidativas.

Coloração por deposição ou temporária, esse tipo de coloração contém apenas um componente, não é misturada com revelador ou ativador oxidante, conseguindo apenas doar reflexo colorido ao tom natural do cabelo, os corantes e pigmentos apresentam moléculas grandes, o pH é ácido e não possui mecanismo dilatador, são dispersos em água ou em fórmulas cosméticas: shampoos, máscaras, spray e mousse. 

Colorações diretas ou temporárias, também atuam por deposição no fio, agem devido a diferença de polaridade entre os ingredientes, não dependem de oxidação, apresentam alta polaridade negativa e por isso funcionam como "imã" , atraindo cargas positivas.

Coloração metálica: Não são para uso profissional, porém todo colorimetrista precisa conhecer suas propriedades e uso. Esses corantes contém acetato de chumbo e enxofre elementar que são aplicados no cabelo e em contato com ar, os sais de chumbo reagem, formando uma mistura de sulfitos e óxidos insolúveis dando aparência escurecida gradual para cobrir os fio grisalhos. A maioria desses produtos são incompatíveis com produtos profissionais, por isso teste mecha sempre. 

Colorações Oxidativas: Permantes, Semi-permanente ou Demi- permanentes. 

Colorações semi-permanentes ou tonalizante: Também chamada coloração progressiva, essa coloração atua no processo de coloração superficial com baixa oxidação. Não possui alto poder de clareamento dos fios, deve ser usada quando o efeito "tom sobre tom" ocorre entre as cutículas e pouca interação com córtex. 

Coloração Demi-permanente: Utiliza corantes semi-permanentes com precursores de corantes de oxidação. São colorações em que ocorre o processo oxidativo de forma suave. 

Coloração permanente: Nesse tipo de coloração acontece a mistura de um agente precursor incolor com solução de peróxido de hidrogênio (H2O2), conhecido como água oxigenada na forma estabilizada. Esse agente precursor é hidróxido de amônio. 

A amônia é alcalinizante e promove a dilatação das cutículas, facilitando a absolvição dos corantes oxidativos e do peróxido de hidrogênio (H2O2).

Ajustando as proporções dos precursores e acopladores, é possível obter tonalidades mais claras e escuras., com durabilidade . O  tempo de pausa de todos os produtos é recomendado pelo fabricante. Elas existem em forma de gel, creme e líquidas e tem o poder de escurecer, manter ou clarear, e poder de fixação e cobrir até 100% dos brancos.

Espero que gostem do conteúdo, obrigado. 

Luci de Melo Farias 🥰.


Report publication
    0130

    Recomended for you