Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Falem bem ou falem mal, falem de: Queratina! Afinal, o que é ela, que tipos existem, e o que ela faz???

Falem bem ou falem mal, falem de: Queratina! Afinal, o que é ela, que tipos existem, e o que ela faz???
Bruno Ribeiro Embaixador da Beleza
May. 3 - 5 min read
0200

Na boca de todo cabeleireiro, na boca da maioria das quimicamente tratadas e com cabelos lisos, a queratina já foi febre nos anos 90, e hoje volta a sua ascensão em diversos produtos presentes no mercado capilar, o que muita gente não sabe é que “todo cabelo tem queratina”, isso mesmo, a queratina é uma proteína rica em aminoácidos, presente no corpo todo, mais presentes nas unhas e principalmente no cabelo, ela é o principal componente da estrutura capilar, representando 90% do fio, e é a responsável por dar força, resistência e elasticidade à fibra capilar.

A queratina retém os nutrientes do fio e protege e preserva a fibra capilar como uma capa protetora que envolve toda parte externa e visível do cabelo.

Mas a queratina também pode ser perdida do fio, se não houverem alguns cuidados com os cabelos.  

O excesso de sol e calor, uso demasiado de babyliss, prancha e secadores, o uso de progressivas e alisamentos, além da descoloração são fatores que fazem com a que a queratina e os aminoácidos da fibra capilar sejam perdidos, causando assim ressecamentos, fragilidade e quebra do fio e aspecto áspero e emborrachado, quem faz uso destes tipos de químicas ou ações mecânicas, deve ficar sempre atento e ao perceber alterações na fibra iniciar um tratamento capilar para repor os nutrientes.

Queratinização, cauterização, RLP, Nanoqueratinização e reconstrução capilar, são diversos os nomes dados à reposição de massa e queratina concedida à fibra capilar, mas, como fazer esse tipo de procedimento, e quais os tipos de queratinas existentes, vamos ver abaixo:

Queratina hidrolisada: De baixo peso molecular, penetra facilmente nos fios, ela é solúvel em água e não pesa os cabelos, encontrada em máscaras e linhas de reconstrução e alinhamento capilar.

Queratina hidrogenada: Para manutenção de cabelos mais leves, funciona como uma reposição de perdas diárias, encontrada geralmente em diversos cosméticos e tipos de linhas capilares, caso o cabelo esteja muito danificado pode não ser tão eficiente ao fio.

Queratina vegetal: Extraída do arroz, trigo, soja milho e derivados vegetais, ela pode ser hidrogenada ou hidrolisada, e é muito similar com a própria queratina do cabelo, muito utilizada em linhas veganas e em tratamentos capilares profundos junto com a infusão de aminoácidos e outras proteínas.

Queratina animal: Extraída da lã de carneiro, chifres e cascos de bois e penas de aves, tem sua estrutura molecular quebrada junto à nano partículas de aminoácidos para agir e penetrar na parte externa do fio.

Queratina líquida: Versão concentrada, para ser usada em cauterizações e reconstruções capilares, não é muito presente em máscaras e condicionadores, sendo ela aplicada diretamente no fio em forma de ampola, geralmente enriquecida com outras proteínas e aminoácidos.

Agora que você já sabe o que é a QUERATINA, e quais seus tipos, vamos aprender como usar no cabelo, e desvendar alguns mitos e mistérios, primeiramente antes de usar qualquer tipo de queratina se faz necessário uma boa limpeza com um shampoo detox ou anti- resíduos, e logo após prosseguir com as etapas do passo a passo, se for a queratina líquida, dividir o cabelo em mechas, aplicar, deixar agir e após cauterizar com fonte de calor, se for máscaras de efeito instantâneo, aplicar por todo o comprimento do fio, deixar agir e enxaguar, terminando com o finalizador adequado da mesma linha e composição, se for máscara de tratamento profundo, aplicar dividindo o cabelo em mechas, deixar agir durante o tempo necessário, com uso de touca térmica, fazer o enxágue, e a finalização, e você estará pronta para arrasar!

VAMOS PARA OS MITOS E VERDADES...

Queratina endurece o cabelo??? VERDADE. Porém, só endurece o cabelo se for usada em excesso e também deixar o aspecto pesado, por isso a importância de seguir o passo a passo do produto usado corretamente, ou aplicar a queratinização com um profissional. Lembrem-se que nesse caso o menos é mais.

Queratina só é para cabelo liso??? MITO. A queratina está presente em todo tipo de fibra capilar  e as cacheadas podem utilizá-las, pois necessitam de mais infusão de nutrientes e força para não haver queda ou quebra da fibra, o ideal é não utilizá-la pura, mas agregar linhas que a contenham na formulação junto com outros ativos e manteigas vegetais.

Queratina alisa o cabelo??? MITO. Ela não alisa, mas realinha e estrutura a fibra, pelo fato de cauterizar e formar uma película protetora na parte externa, dá-se o aspecto liso de cabelos ondulados, porém a queratina em si, sem química, não tem esse poder de alisar o fio.


Report publication
    0200

    Recomended for you