[ editar artigo]

Existe uma técnica para lavar os cabelos?

Existe uma técnica para lavar os cabelos?

Sabemos que lavar os cabelos é de grande importância, principalmente se tratando da higiene pessoal.

Sabemos que para o profissional na área da beleza, com certeza é preciso que saiba  como fazer essa lavagem antes de executar um trabalho, seja de química, preparação para um penteado, para um determinado tratamento, depois de uma descoloração. É necessário também ter um diálogo com a cliente, saber quando foi a última lavagem desse cabelo, caso ela tenha lavado em casa, é preciso ficar atenta pra não sensibilizar o couro cabeludo.

Ao executar a lavagem natural de um cabelo com o shampoo adequado para aquele tipo de fios, há o método de lavagem com a distribuição natural dos fios em toda cabeça evitando o embaraçamento e ao mesmo tempo tornando-se uma massagem de alto valor para a corrente sanguínea do couro cabeludo.

O mais importante é saber usar os dedos com movimentos práticos. Eles devem ser manejados em posição deitada e nunca em pé, evitando com isso possíveis arranhões no couro cabeludo.

A ponta dos dedos devem trabalhar sobre o couro cabeludo com pressão.

Destacamos dois pontos importantes sobre o processo da lavagem  dos cabelos:

  1. Deve- se manter do começo ao fim as mãos na cabeça da cliente sem apoiar sobre ela.
  2. A posição do profissional é sempre atrás do lavatório e um pouco ao lado quando necessário. 

É importante fazer a aplicação do shampoo adequado com bastante suavidade nas mãos  propiciando à cliente o conforto desejado.

Sempre distanciando na altura da parte frontal, onde serão executados  movimentos dos dedos em zigue- zague e em outros pontos em movimentos circulares, sem esquecer da nuca e o contorno da cabeça.

Evite o embaraçamento dos fios fazendo o movimento em ondas, sempre de cima para baixo evitando levar os fios de um lado para outro. Fazer o movimento  em toda região da cabeça. 

Sabemos que a primeira aplicação do shampoo irá retirar somente o excesso da oleosidade do couro cabeludo, havendo a necessidade de pelo menos mais duas lavadas.

É de suma importância uma boa distribuição do shampoo para a execução  de uma lavagem perfeita. 

Lembrando que para cada execução, será usado o shampoo adequado para cada tipo de cabelo e também para a preparação de algo que será realizado antes de uma química, para tratamento, para preparação de um penteado ou para retirar o produto de um cabelo que foi descolorido.

Espero ter sanado suas dúvidas.

 

Tereza Althman cabeleireira, especialista em penteados, em química,   Colorimetrista formada no curso Colorimetria Avançada de Alejandro Valente. 

  

Educadores da Beleza - Colorimetria
Ler matéria completa
Indicados para você