Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Existe mesmo shampoo sem sal?

Existe mesmo shampoo sem sal?
Adilma Couto
Aug. 3 - 2 min read
090

É muito comum hoje em dia procurarmos cada vez mais por shampoos sem sal, na escolha de um, é a principal descrição que buscamos nos rótulos. 

Mas será verdade ou marketing?

Quando tomamos banho de mar o que acontece com o cabelo? Fica seco, poroso, endurecido, desbota, embaraça, não é verdade? Então associamos os males do sal do mar com o sal do shampoo.

 Vamos entender um pouco melhor:

O sal numa composição química do shampoo está como cloreto de sódio (fórmula molecular NaCI), e sua utilização no shampoo é para dar consistência de creme e fazer espuma. O principal ingrediente destes produtos é lauril sulfato de sódio ou lauril éter sulfato de sódio, que é um tensoativo, ou seja, surfactante, que são substâncias que diminuem a tensão superficial ou influenciam a superfície de contato entre dois líquidos e sua interação com outras substâncias.

Os surfactantes higienizam e retiram o óleo e a sujeira. O lauril é um excelente limpador, porém ele por si só não dá viscosidade nem tão pouco espuma ao lavar o cabelo, é aí que entra o cloreto de sódio (NaCI).

O sal é um importante componente de qualquer shampoo, e quando usado nas concentrações adequadas jamais terá qualquer influência negativa na estética capilar.

Existe um limite para com a quantidade de uso de sal, e para que não se precise adicionar muito, todos os shampoos tem em sua fórmula outros agentes limpadores, que não iremos entrar em detalhes agora já que o tema é o sal.

 

Diante destas informações, entenderemos a importância da escolha de um bom shampoo e de qualidade, pois grandes empresas investem em fórmulas hidratantes que não deixam o sal se depositar nas partes destruídas, ressecadas e sensíveis do fio de cabelo.

Então quer dizer que não posso mais transpirar ou dar aquele mergulho de mar? Não quis dizer isso, (rsrsrs), a indicação é para que utilizemos produtos que impeçam este sal de se depositar nos fios de cabelo.

E então? Me diz você agora: você compra qualquer shampoo, observando apenas o fato de não conter sal na fórmula ou busca também por qualidade e outros benefícios?

Adilma Couto


Report publication
    090

    Recomended for you